Categoria

Pesquisas

O nome em Enfim um Líder

O nome em Enfim um Líder, do ERRO Grupo – Dissertação de mestrado de Giórgio Zimann Gislon pela Universidade de Leidens na Holanda.

O nome em Enfim um Líder, do ERRO Grupo

Nesta publicação compartilhamos a dissertação de mestrado de Giórgio Zimann Gislon, O nome em Enfim um Líder, do ERRO Grupo, com este título tão preciso quanto uma agulha. O Mestrado de Pesquisa em Estudos Latino-Americanos e Caribenhos se desenvolveu na Universidade de Leiden na Holanda na Faculdade de Humanidades sob orientação da Profª. Drª. Luz Rodríguez Carranza e foi concluído em julho de 2013.

Logo abaixo confira o prólogo e o trabalho completo.

“Prólogo
O arquivo é um tema constante de conversas nos corredores dos prédios do Centro de Comunicação e Expressão, da Universidade Federal de Santa Catarina. Na maior parte das vezes, os estudantes de pós-graduação em literatura se referem a ele como uma entidade mítica, em frases como: “Um bom trabalho só se faz com arquivo” e “É importante deixar a sugestionabilidade do arquivo aflorar”. Quando se soube que eu iria estudar na Universidade de Leiden, muitos professores me aconselharam a aproveitar o arquivo da biblioteca da quatrocentenária universidade. Eu, com o salvo-conduto da minha ignorante condição de aluno, me atrevi a perguntar a um professor o que deveria buscar no arquivo. Recebi um sorriso bem-humorado, porém, dotado de uma leve dose de sarcasmo, e fiquei, na verdade, sem resposta.
Depois de um ano, e de algumas incursões na biblioteca da Universidade de Leiden atrás do arquivo, posso dizer que sou um pouco menos ignorante. Não que eu tenha encontrado o arquivo, ele, nesse sentido amplo, continua sendo uma entidade mítica. Tive, sem dúvida, alguns encontros felizes, no tateamento com os livros dessa estimada biblioteca. O arquivo que encontrei, ou melhor o arquivo que abri, todavia, foi o arquivo do ERRO Grupo. Pode soar contraditório, vir até os Países Baixos para abrir um arquivo que esteve desde sempre tão perto de onde eu morava, em Florianópolis. Mas a contradição, creio eu, faz parte da mitologia do trabalho com o arquivo. Feliz, por ter aberto o arquivo do ERRO Grupo
– que, se ainda não tem poeira, já é fragmentado e possibilita encontros somente no afetivo
corpo a corpo – espero que o leitor dessas páginas disfrute de alguma maneira da leitura desse trabalho com arquivo. Eu, ao mesmo tempo que aprendi que com arquivo só se trabalha com muito ânimo, tive grande alegria em abrir a gaveta, Enfim um líder. Convido o leitor a consultar uma parte desse arquivo, antes ou durante a leitura do trabalho, na secção VI – Anexo.”

O nome em Enfim um Líder, do ERRO Grupo