Obra

Enfim um Lider

Com Enfim um Líder o ERRO dá continuidade a sua pesquisa de intervenção no cotidiano das pessoas, realizada desde 2001, ao voltar-se para uma ação teatral que se dilua no espaço e tempo do ambiente urbano ao mesmo tempo em que o ocupa.

Enfim um líder, que tem sua estréia marcada para os dias 19, 20 e 21 de dezembro, é um acontecimento com duração de 03 dias, 72 horas, que traz para os centros urbanos a expectativa e a chegada de um líder, O ERRO Grupo realizará 10 apresentações gratuitas, divididas em quatro curtas temporadas, em quatro municípios da grande Florianópolis. Florianópolis, Biguaçú, São José e Palhoça.

Desde janeiro de 2007 o ERRO esteve trabalhando em seu mais novo projeto, Enfim um Líder. Em 2006, já durante os ensaios gerais de Desvio o grupo discutia sobre qual seria o próximo desafio, chegou-se na conclusão que um projeto que lidasse com o sentimento de expectativa mais verticalmente do que Desvio poderia ser um tema que agradava a todos.

1º dia 12:00 - Florianópolis - Dezembro - 2007
Imagem 1 de 30

O diretor Pedro Bennaton até cogitou a montagem de textos que lidavam com esse sentimento, como Esperando Godot de Samuel Beckett e O líder de Eugene Ionesco, alternativa logo rechaçada por ele mesmo e o resto do grupo. A montagem destes textos não seria uma expectativa autêntica oriunda da rua na visão do grupo. Por fim o grupo decidiu em Enfim um Líder, um acontecimento de três dias que consiste na espera, na divulgação e na organização de uma recepção a um Líder que chegará na cidade.

You need to install or upgrade Flash Player to view this content, install or upgrade by clicking here.
Composição para Enfim um Lider
Luiz Henrique Cudo

De início, o ERRO, discutiu a possibilidade de convocar algum líder famoso religioso ou político para o evento. Porém, esses líderes não se adequavam à proposta do grupo. Mas de repente, no fim de janeiro de 2007 o ERRO encontrou o líder que faltava para o projeto. Um líder anônimo, um líder próximo, que vaga pelo mundo, e que aceitou o convite do grupo em não apenas chegar uma vez no centro da ilha, mas chegar em mais três cidades que fazem parte da região da grande Florianópolis, Biguaçú, São José e Palhoça. O Líder que atua tanto na área espiritual como na área política satisfez as necessidades de crença e ideologia do ERRO. E na opinião do grupo satisfará as necessidades de toda a população por onde o líder chegará. Serão bem vindas participações de todas as camadas da sociedade para juntos se quiserem ajudar o ERRO nesta missão.

Serão três dias de intensa recepção ao líder. Desde ações publicitárias até o boca a boca em plena rua servirão para o grupo ampliar a chegada do líder para toda a comunidade. Ações de decoração, limpeza e organização do espaço serão utilizadas para deixar os espaços de chegada do Líder adequados para este evento de grande importância na história das cidades. Além de tudo isso, o elenco do grupo ensaiou diversas formas de recepção ao Líder e ainda um discurso que será realizado no exato segundo que o Líder chegar em cada cidade.

You need to install or upgrade Flash Player to view this content, install or upgrade by clicking here.
Programa Notícias da Tarde (CBN e TVCOM)
Dezembro de 2007

Enfim um Líder é uma intervenção urbana, um acontecimento teatral que se desenvolverá no decorrer de três dias no centro da cidade de Florianópolis e outros municípios da região. O espetáculo em questão explora a expectativa e a espera de um líder e ao redor dessa espera é que se constrói ação da peça. O ERRO Grupo se inspirou em freqüentes instantes de nosso cotidiano onde existe o ato de esperar, focando a idéia de um ser idealizado, questionando o latente desejo presente nos humanos em encontrar um herói, uma pessoa para qual se possa dar total poder de decisão da vida.

Partindo do pressuposto de que o imaginário de uns pode se tornar real para outros, o ERRO Grupo busca neste espetáculo de rua, abordar a imagem utópica ou não do líder, virtualmente real. Inserindo-se e transformando o espaço urbano enquanto discute a superficialidade de algumas ideologias vigentes, confrontando a passividade da espera e jogando com o ato de aguardar. Além de criar uma situação de espera na rua por três dias consecutivos em cada apresentação o ERRO pretende criar um percurso midiático de espera para atingir diversas esferas da sociedade que acreditam no líder oculto, o marketing.

“A espera da chegada é o pressentimento da verdade. A verdade escolhida. Para o Líder a verdade está do outro lado.”

“Haverá um retorno a liberdade da infância. Homens e mulheres quebrarão correntes e dominarão seu destino ao presenciarem as respostas do Líder.”

Hoje em dia nada existe fora de sua espetacularização, Enfim um Líder conta com diversas cenas que se passam em meios de comunicação como rádio, carro-de-som, tv e panfletos. O anúncio da chegada do líder o faz este existir antes mesmo de sua aparição. Os fiéis, os cúmplices, as testemunhas, enfim os espectadores, que esperam e sonham com sua chegada também ajudam a construir esse ídolo atemporal.

Na espera de novidades, de preenchimentos para nosso vazio de sentido em existir, nos posiciona em uma posição passiva, diante dos fatos que nos são apresentados, existe uma geração que vem e que não vive, é vivida pela incessante ganância dos meios de comunicação e marketing. A espera do próximo programa de televisão, do lançamento de um filme. A esperança de algo novo, ou do mesmo algo antigo, a esperança de haver outra visão de mundo fora a que cada um vive. Vivemos a espera do dia em que nossas perguntas sejam respondidas, pelo dia em que poderemos conceder nosso poder de decisão a um outro ser muito mais sábio e poderoso. Procuramos o momento em que não responderemos mais por nós mesmos, o momento em que alguém organizará nossos mais “confusos” pensamentos.

Ficha Técnica
Autores: Luana Raiter e Pedro Bennaton
Elenco: João Garcia, Luana Raiter, Luiz Henrique Martins e Sarah Ferreira
Direção de Arte e Design Gráfico: Júlia Amaral e Luana Raiter
Tornearia: Micro-tec Usinagem
Fotos: Júlia Amaral e Pedro Bennaton
Filmagem: Michel Marques, Pedro Bennaton e Sarah Ferreira
Edição de imagens: Associação Cultural Alquimídia
Web Design: Estúdio Obra
Contador: VS Contabilidade
Assessoria de Imprensa: Ana Letícia da Rosa
Produção: ERRO Grupo e Exato Segundo Produções
Direção: Pedro Bennaton