Obra

Enfim um Lider

Com Enfim um Líder o ERRO dá continuidade a sua pesquisa de intervenção no cotidiano das pessoas, realizada desde 2001, ao voltar-se para uma ação teatral que se dilua no espaço e tempo do ambiente urbano ao mesmo tempo em que o ocupa.

(ENGLISH BELOW)

Enfim um líder, que tem sua estréia marcada para os dias 19, 20 e 21 de dezembro, é um acontecimento com duração de 03 dias, 72 horas, que traz para os centros urbanos a expectativa e a chegada de um líder, O ERRO Grupo realizará 10 apresentações gratuitas, divididas em quatro curtas temporadas, em quatro municípios da grande Florianópolis. Florianópolis, Biguaçú, São José e Palhoça.

Desde janeiro de 2007 o ERRO esteve trabalhando em seu mais novo projeto, Enfim um Líder. Em 2006, já durante os ensaios gerais de Desvio o grupo discutia sobre qual seria o próximo desafio, chegou-se na conclusão que um projeto que lidasse com o sentimento de expectativa mais verticalmente do que Desvio poderia ser um tema que agradava a todos.

1º dia 12:00 - Florianópolis - Dezembro - 2007

Picture 1 of 30

O diretor Pedro Bennaton até cogitou a montagem de textos que lidavam com esse sentimento, como Esperando Godot de Samuel Beckett e O líder de Eugene Ionesco, alternativa logo rechaçada por ele mesmo e o resto do grupo. A montagem destes textos não seria uma expectativa autêntica oriunda da rua na visão do grupo. Por fim o grupo decidiu em Enfim um Líder, um acontecimento de três dias que consiste na espera, na divulgação e na organização de uma recepção a um Líder que chegará na cidade.

You need to install or upgrade Flash Player to view this content, install or upgrade by clicking here.
Composição para Enfim um Lider
Luiz Henrique Cudo

De início, o ERRO, discutiu a possibilidade de convocar algum líder famoso religioso ou político para o evento. Porém, esses líderes não se adequavam à proposta do grupo. Mas de repente, no fim de janeiro de 2007 o ERRO encontrou o líder que faltava para o projeto. Um líder anônimo, um líder próximo, que vaga pelo mundo, e que aceitou o convite do grupo em não apenas chegar uma vez no centro da ilha, mas chegar em mais três cidades que fazem parte da região da grande Florianópolis, Biguaçú, São José e Palhoça. O Líder que atua tanto na área espiritual como na área política satisfez as necessidades de crença e ideologia do ERRO. E na opinião do grupo satisfará as necessidades de toda a população por onde o líder chegará. Serão bem vindas participações de todas as camadas da sociedade para juntos se quiserem ajudar o ERRO nesta missão.

Serão três dias de intensa recepção ao líder. Desde ações publicitárias até o boca a boca em plena rua servirão para o grupo ampliar a chegada do líder para toda a comunidade. Ações de decoração, limpeza e organização do espaço serão utilizadas para deixar os espaços de chegada do Líder adequados para este evento de grande importância na história das cidades. Além de tudo isso, o elenco do grupo ensaiou diversas formas de recepção ao Líder e ainda um discurso que será realizado no exato segundo que o Líder chegar em cada cidade.

You need to install or upgrade Flash Player to view this content, install or upgrade by clicking here.
Programa Notícias da Tarde (CBN e TVCOM)
Dezembro de 2007

Enfim um Líder é uma intervenção urbana, um acontecimento teatral que se desenvolverá no decorrer de três dias no centro da cidade de Florianópolis e outros municípios da região. O espetáculo em questão explora a expectativa e a espera de um líder e ao redor dessa espera é que se constrói ação da peça. O ERRO Grupo se inspirou em freqüentes instantes de nosso cotidiano onde existe o ato de esperar, focando a idéia de um ser idealizado, questionando o latente desejo presente nos humanos em encontrar um herói, uma pessoa para qual se possa dar total poder de decisão da vida.

Partindo do pressuposto de que o imaginário de uns pode se tornar real para outros, o ERRO Grupo busca neste espetáculo de rua, abordar a imagem utópica ou não do líder, virtualmente real. Inserindo-se e transformando o espaço urbano enquanto discute a superficialidade de algumas ideologias vigentes, confrontando a passividade da espera e jogando com o ato de aguardar. Além de criar uma situação de espera na rua por três dias consecutivos em cada apresentação o ERRO pretende criar um percurso midiático de espera para atingir diversas esferas da sociedade que acreditam no líder oculto, o marketing.

“A espera da chegada é o pressentimento da verdade. A verdade escolhida. Para o Líder a verdade está do outro lado.”

“Haverá um retorno a liberdade da infância. Homens e mulheres quebrarão correntes e dominarão seu destino ao presenciarem as respostas do Líder.”

Hoje em dia nada existe fora de sua espetacularização, Enfim um Líder conta com diversas cenas que se passam em meios de comunicação como rádio, carro-de-som, tv e panfletos. O anúncio da chegada do líder o faz este existir antes mesmo de sua aparição. Os fiéis, os cúmplices, as testemunhas, enfim os espectadores, que esperam e sonham com sua chegada também ajudam a construir esse ídolo atemporal.

Na espera de novidades, de preenchimentos para nosso vazio de sentido em existir, nos posiciona em uma posição passiva, diante dos fatos que nos são apresentados, existe uma geração que vem e que não vive, é vivida pela incessante ganância dos meios de comunicação e marketing. A espera do próximo programa de televisão, do lançamento de um filme. A esperança de algo novo, ou do mesmo algo antigo, a esperança de haver outra visão de mundo fora a que cada um vive. Vivemos a espera do dia em que nossas perguntas sejam respondidas, pelo dia em que poderemos conceder nosso poder de decisão a um outro ser muito mais sábio e poderoso. Procuramos o momento em que não responderemos mais por nós mesmos, o momento em que alguém organizará nossos mais “confusos” pensamentos.

Ficha Técnica
Autores: Luana Raiter e Pedro Bennaton
Elenco: João Garcia, Luana Raiter, Luiz Henrique Martins e Sarah Ferreira
Direção de Arte e Design Gráfico: Júlia Amaral e Luana Raiter
Tornearia: Micro-tec Usinagem
Fotos: Júlia Amaral e Pedro Bennaton
Filmagem: Michel Marques, Pedro Bennaton e Sarah Ferreira
Edição de imagens: Associação Cultural Alquimídia
Web Design: Estúdio Obra
Contador: VS Contabilidade
Assessoria de Imprensa: Ana Letícia da Rosa
Produção: ERRO Grupo e Exato Segundo Produções
Direção: Pedro Bennaton

 

With Enfim um Líder (Leader at Last) ERRO continues its research into the daily routine of people, carried out since 2001, by turning to a theatrical action that is diluted in the space and time of the urban environment at the same time as it occupies it.

Enfim um Líder, that had its premiere season on December 19th, 20th and 21st, is a 03-day, 72-hour event that brings to the urban centers the expectation and arrival of a leader. ERRO held  10 free presentations, divided into four short seasons, in four municipalities of the greater Florianópolis. Florianópolis, Biguaçú, São José and Palhoça.

Since January 2007 ERRO has been working on its newest project, Enfim um Líder. In 2006, during the general rehearsals of Desvio the group discussed what would be the next challenge, and concluded that a project that dealt with the feeling of expectation more vertically than Desvio could be a theme that seemed appealing to all members.

The director Pedro Bennaton considered editing texts that dealt with this sentiment, such as Waiting for Godot by Samuel Beckett and Eugene Ionesco’s Leader, an alternative soon rejected by himself and the rest of the group. The assembling of these texts would not be an authentic expectation from the street in the view of the group. Finally, the group thought on  Enfim um Líder, a three-day event that consists of waiting, spreading and organizing a reception for a Leader who will arrive in the city.

Initially, ERRO, discussed the possibility of convening some famous religious or political leader for the event. However, these leaders were not suited to the group’s proposal. But suddenly, at the end of January 2007 ERRO found the missing Leader for the project. An anonymous leader, a Leader who wandered the world, and who accepted the invitation of the group not only to arrive once in the center of the island, but to go to other three cities that are part of the region of the great Florianópolis, Biguaçú, São José and Palhoça. The Leader, who combined to work in both spiritual and political arena met up with ERRO’s belief and ideology needs. And in the opinion of the group, will meet the needs of the entire population where the Leader will arrive. Participation from all levels of society will be welcomed together if they are to help ERRO in this mission. It will be three days of intense reception to the Leader. From advertising actions to face-to-face invitations in the middle of the street will be used to enhance the great arrival of the Leader for a magnificent speech to the community. Actions of decoration, cleaning and organization of the space will be used to leave the arrival spaces of the Leader suitable for this event of great importance in the history of cities. Besides all this, ERRO rehearsed a various manners of reception to the Leader and elaborated a welcoming speech that will be held in the exact second that the Leader arrives in each city.

Finally a Leader is an urban intervention, a theatrical event that will take place in the course of three days in the city center of Florianópolis and other municipalities of the region. The spectacle explores the expectation and need of and a Leader and around that, the waiting, is how the action of the play is built. ERRO Grupo was inspired by frequent moments of our daily life where there is the act of waiting, focusing on the idea of ​​an idealized being, questioning the latent desire in humans to find a hero, a person to whom total decision-making power over life can be given.

Starting from the assumption that the imaginary of some, can become real for others, ERRO seeks in this street spectacle to approach the utopian image or not of a Leader, virtually real. Inserting and transforming the urban space while discussing the superficiality of some prevailing ideologies, confronting the passivity of waiting and playing with the act of waiting. In addition to creating a standby situation on the street for three consecutive days in each presentation, ERRO intends to create a waiting media path to reach various spheres of society that believe in the hidden leader, marketing.

“Waiting for the arrival is the presentiment of the truth. The truth chosen. For the Leader, the truth is on the other side”.

“There will be a return to childhood freedom. Men and women will break chains and dominate their fate as they witness the Leader’s responses”.

Nowadays nothing exists outside of its spectacularization, Enfim um Líder has several scenes that happen in medias such as radio, marketing-car, TV and flyers. The announcement of the leader’s arrival makes him exist even before his appearance. The faithful, the accomplices, the witnesses, finally the spectators, who wait and dream about his arrival also help to build this timeless idol.

As we wait for newness, we fills our emptiness of existence, positions us in a passive position, faced with the facts that are presented to us, there is a generation that does not live, is lived by the unceasing greed of media and marketing. Waiting for the next TV show, the launch of a movie. The hope of something new, or of something very old, the hope of having another vision of the world that each one lives. We are waiting for the day when our questions will be answered, by the day when we can give our power of decision-making to another being much wiser and more powerful. We look for the moment when we will no longer respond for ourselves, the moment when someone will organize our most “confused” thoughts.

CREDITS

Authors: Luana Raiter and Pedro Bennaton

Cast: João Garcia, Luana Raiter, Luiz Henrique Martins and Sarah Ferreira

Art Direction and Graphic Design: Júlia Amaral and Luana Raiter

Photos: Júlia Amaral and Pedro Bennaton

Filming: Michel Marques, Pedro Bennaton and Sarah Ferreira

Image editing: Associação Cultural Alquimídia

Web Design: Estudio Obra

Press Assitant: Ana Letícia da Rosa

Production: ERRO Group and Exato Segundo Productions

Direction: Pedro Bennaton