Obra

Desvio

As repetições exaustivas de fatos violentos deslocam os acontecimentos para um plano onírico. O plano da imagem. O discurso paira no ar. Desvio é um espetáculo de rua e de percurso.

Espetáculo, que estreou em outubro de 2006, foi contemplado com o prêmio Funarte de teatro Myriam Muniz com o patrocínio Petrobras.

Desvio é um espetáculo de rua e de percurso. Percurso no qual o público é convidado a experimentar a preparação da representação de um assassinato. O espetáculo propõe a dúvida entre o real e a ilusão no cenário concreto do centro das cidades. Como espetáculo de rua, discute problemáticas deste espaço, re-significa suas estruturas físicas e simbólicas. Desvio, transforma em surreal o espaço urbano, e seus elementos, através da intervenção urbana, e da prática teatral contemporânea. A preparação da representação de um assassinato cria um ambiente desconfortável, e ao mesmo tempo onírico, onde a experiência da morte sempre anunciada não se dá em vias de fato, mas em vias de imanência.

“O que fazemos é um sonho daquilo que queremos fazer. Foi a realidade que nos imprensou em um canto. Já deixei de me preocupar com ela.”

“Eu sabia que na nossa cidade, da poeira, da lama, havia este belo bairro luminoso. A realidade desse bairro é indiscutível, pode-se tocá-lo com o dedo. Esta claridade tem um ar perfeitamente natural. “

FIT São José do Rio Preto - 2007
Eduardo Secco
Imagem 1 de 31
You need to install or upgrade Flash Player to view this content, install or upgrade by clicking here.
Temporada de Estréia
Florianópolis – Novembro de 2006

Na rua, Desvio atinge o público convidado, o público passante, que, desviado através da idéia de representação, se torna cúmplice, e testemunha, em relação aos acontecimentos. A morte da arte que vem sendo ensaiada desde sua inserção na lógica consumista, ganha força com o olhar do cúmplice e da testemunha, que esperam ansiosamente o brilho do espetáculo. A ação meta-teatral se perde nesse sinuoso percurso, onde a realidade transborda para a ficção e vice-versa.

You need to install or upgrade Flash Player to view this content, install or upgrade by clicking here.
Composição para Desvio
Priscila Zaccaron

Com Desvio, o Erro Grupo dá continuidade e aprofunda a pesquisa, que considera a rua um espaço privilegiado para ação, desenvolvida nos últimos seis anos.

Ficha técnica
Concepção e direção geral: Pedro Bennaton
Elenco: Ana Paula Cardozo, Luiz Henrique Cudo, Michel Marques, Luana Raiter
Performers: João Garcia, Ângelo Giotto
Sonoplastia e composição: Priscila Zaccaron
Tradução e melodia: João Garcia
Assistência de cena: Rodrigo Sampa
Direção de arte: Luana Raiter
Assistência de direção de arte: Júlia Amaral
Dramaturgia: Luana Raiter, Pedro Bennaton
Criação: ERRO Grupo

Fotografia: Ana Letícia da Rosa, Júlia Amaral, e Pedro Bennaton
Filmagem: Exato Segundo Comunicação
Edição de vídeo: Pedro Germani
Assessoria de imprensa: Ana Letícia da Rosa
Design gráfico: Luana Raiter
Web design: Henrique Palazzo
Coletora de endereços: Renata Patrão
Costureira: Edna Leal
Serralheiro: Serralheria Cardoso
Contabilidade: VS – Serviços Contábeis
Produção: Priscila Zaccaron
Produção executiva: ERRO Grupo