Categorias

Notícias - Projetos

Debates Pandêmicos

Nos Debates Pandêmicos reuniremos perguntas e pessoas na coletividade própria do teatro para reforçar seu caráter de assembleia, para gerar experiências de convívio e diálogo. ERRO 20 anos

DEBATES PANDÊMICOS
 
 
 
Nos Debates Pandêmicos reuniremos perguntas e pessoas na coletividade própria do teatro para reforçar seu caráter de assembleia, para gerar experiências de convívio e diálogo, experiências culturais vivas e presenciais, ainda que em um ambiente virtual.
Que o distanciamento físico imposto pela pandemia do Covid-19 não se torne um isolamento social. Vamos manter a proximidade, o contato social a partir do distanciamento físico, frisando a importância da conversa, mesmo que em dissenso, do resgate, da memória, da abertura para provocar a escuta e o diálogo entre as pessoas.
Vamos realizar um total de 4 debates sobre as possibilidades de convívio em pandemia, de teatro. Todas as atividades se configuram em diálogo com qualquer pessoa e serão gratuitas, discutindo suas acessibilidades às artes, sua democratização, a manutenção de um grupo cultural local, e a adequação das manifestações culturais do espaço urbano ao ambiente virtual, online, e sua adaptação para manter-se na rua.
 
Eixos temáticos:
1 – TEATRO
2 – SAÚDE
3 – NORMALIDADE
4 – ESPAÇO PÚBLICO
 
Questões para cada debate:
1º dia – Existem possibilidades fora da tela? Quais são as similaridades e contrastes entre o teatro digital e o presencial? Reivindicar a presença em tempos pandêmicos é tornar-se egóico? É um egoísmo o teatro se defender das telas? O teatro virtual é uma subserviência mais profunda do teatro à indústria cultural?
2º dia – Imunidade de rebanho ou rebanho protegido? Quais são as estratégias mais eficazes para que a população não sofra as consequências da pandemia? Como afetam o teatro e as artes visuais?
3º dia – Quando a pandemia acabar, o novo normal continuará? Normal ou anormal? Qualquer noção de normalidade já não é uma estratégia de controle?
4º dia – As ruas em pandemia: confinamentos e aberturas. Além da segurança imprescindível, quais são as implicações estéticas, poéticas e políticas nos corpos no uso da máscara de proteção? Existirá uma privatização desenfreada das ruas?
Este projeto é viabilizado pelo edital #SCulturaemSuaCasa, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e ALESC.
 
 
————
 
Trinta minutos antes de cada debate será divulgado aqui na página do evento, o link para acesso aos encontros.
CONFIRMEM A PRESENÇA NO EVENTO E RECEBERÃO OS LEMBRETES E POSTAGEM COM OS LINKS DE CADA ENCONTRO.
 
 
Nos vemos nas esquinas das ruas em rede.
 
ERRO 20 anos
 
ERROÉ!