Categorias

Histórico - Notícias - Projetos

+ ERRO 20 anos

Mais duas atividades imperdíveis que o ERRO realizará em comemoração aos 20 anos de grupo!

Mais duas atividades imperdíveis que o ERRO realizará em comemoração aos 20 anos de grupo!
 
 
Exercícios para dias de chuva: um teste
Exercícios para dias de chuva: um teste é justamente um teste. Nada mais que isso. Não importa se é bom ou ruim, o que importa é que este permaneça em seu estado de teste até mesmo durante uma pandemia, até mesmo durante uma transmissão em tempo real. Apenas isso. Pois, “um teste” é uma oportunidade de agir e verificar a eficácia da ação, até através do vídeo. Um ato científico ou empírico, tanto faz. É um teste. Do ato de olhar e julgar para ver se é bom, ao de manipular os vetores de tensões, o teste segue sendo o acontecimento em pesquisa. Um acontecimento que só existe enquanto teste de ação e reação, em conexão.
_________________
O link para a sessão da peça ao vivo será disponibilizado nesse evento, no dia 23 de outubro de 2020, 30 minutos antes do início da apresentação, marcada para às 19h.
_________________
 
Exercícios para dias de chuva é uma série criada pelo ERRO Grupo, pelos integrantes Pedro Bennaton, Luana Raiter e Luiz Henrique Cudo, para experimentar as possibilidades do espaço teatral fechado e como este interfere, realça e desloca alguns conceitos caros aos ERRO, como participação, errância e situação. Ao grupo de teatro de rua, intervenção urbana e performance, a partir de Exercícios para dias de chuva interessa menos a narrativa e a estética da cena no palco, ou no vídeo, do que a troca e a experiência com as pessoas provocadas pelas situações propostas em espaços fechados. E a partir do espaço da internet, fechado e ao mesmo tempo aberto ao mundo, são experimentadas as propostas estabelecidas pelo próprio ato de estar em exercício em dias de chuva, ou seja, em dias de reclusão.
A questão fundamental que guia a obra está presente desde seu ponto de partida: quando a chuva impede a atuação teatral na rua, são realizados os exercícios para dias de chuva. Em um primeiro momento, tal questão era física e real. Quando chovia, os artistas ensaiavam em um espaço fechado. Contudo, atualmente, o termo “dias de chuva” funciona como uma metáfora que se desliza, infelizmente, para o momento em que vivemos hoje em tempos nebulosos e pandêmicos.
Exercícios para dias de chuva: um teste, em transmissão em tempo real através da internet, talvez possa ser o único encontro possível. A única saída que encontramos para continuarmos nos encontrando para lutar por dias menos chuvosos.
Este projeto, que tem como objetivo apresentar a peça Exercícios para dias de chuva: um teste por meio de uma transmissão em tempo real, foi viabilizado pelo edital #SCulturaemSuaCasa, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e ALESC.
Ficha Técnica:
Realização: ERRO Grupo
Direção: Pedro Bennaton
Atuação: Luiz Henrique Cudo
Dramaturgia: Pedro Bennaton
Arte: Luana Raiter
Produção: Pedro Bennaton e Luiz Henrique Cudo
 
 

 
O Ciclo de Palestras em Rede é uma ação de difusão composto por 5 palestras performáticas sequenciais, de duas horas cada, que abordarão de modo cronológico a trajetória do ERRO Grupo, coletivo de arte de Florianópolis fundado em 2001. Em um total de 10 (dez) horas, esse evento de difusão sobre o teatro, a performance e as artes visuais pretende expor questões e obras realizadas ao longo de duas décadas de pesquisas e trabalhos continuados do grupo catarinense.
Cada encontro abordará um período de 4 (quatro) anos do grupo, desde sua fundação, até o momento atual, rememorando as principais questões que rondavam (e algumas que ainda rondam) o grupo em termos de sua investigação artística, assim como os principais trabalhos realizados neste período, os desafios, as políticas culturais de cada momento, as relações grupais etc.. Os encontros serão divididos da seguinte maneira:
24/10: 2001 a 2005.
25/10: 2005 a 2009.
26/10: de 2009 a 2013.
27/10: 2013 a 2017.
28/10: 2017 ao atual momento.
O Ciclo de Palestras em Rede é um projeto viabilizado pelo Edital #SCulturaemSuaCasa, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e ALESC.
Trinta minutos antes de cada palestra será divulgado aqui na página do evento, o link para acesso ao encontro via ZOOM.
CONFIRMEM A PRESENÇA NO EVENTO E RECEBERÃO OS LEMBRETES E POSTAGEM COM OS LINKS DE CADA ENCONTRO.
 
Nos vemos nas esquinas das ruas em rede.
ERROÉ!