Categorias

Jogo da Guerra - Notícias - Projetos

ERRO Grupo finaliza ensaios para temporada de obra inédita Jogo da Guerra

O ERRO Grupo está na fase final de ensaios de sua mais recente obra inédita para celebrar um movimento que mudou o mundo e reverbera até os dias atuais. (ENGLISH BELOW)

(ENGLISH BELOW)

O grupo de Florianópolis finaliza os preparativos para o Jogo da Guerra, que comemora os 50 anos das revoltas de Maio de 1968, em Paris, e é inspirado no jogo de mesmo nome de Alice Becker-Ho e Guy Debord, este último ficou conhecido por sua obra A Sociedade do Espetáculo, publicada no ano anterior.

Jogo da Guerra surgiu da pesquisa prática do ERRO sobre modos coletivos de tomada de decisões e posicionamento na esfera pública, através de anseios poéticos, políticos e estéticos que movem tais experiências relacionais e que esta peça propõe em cinco campos de experiência: teatro, cidade, interatividade, jogo e imagem.

A obra é um Teatro de Imersão que se inspira no Teatro Fórum e Teatro Invisível de Augusto Boal, cruzando-os a uma performance participativa, na qual as pessoas do público também são atores e autores. A ação de Jogo da Guerra é na rua, em espaços externos, onde pulsa a cidade, mas em três locais, dois públicos e um privado, interno, em diálogo. Esta dinâmica é adotada como disparadora da obra nos três espaços, criando diferentes camadas de experiência simultâneas que almejam um teatro que sobreviva ao atual mundo midiático e que aconteça além de relações binárias: ator-público, interior-exterior, jogo-vida, realidade-ficção, indivíduo-sociedade, presença-telepresença e emissor-receptor.

Jogo da Guerra visa além de uma intensa ocupação artística, proporcionar e democratizar o espaço urbano do Centro de Florianópolis e abrir caminhos para reflexões sobre a cidade e o âmbito sócio-político que vivemos.

Jogo da Guerra foi contemplado pelo Prêmio Catarinense de Teatro, com o projeto Kriegsspiel – Jogo da Guerra, através do edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2017 da Fundação Catarinense de Cultura. Profissionais integrantes do ERRO e colaboradores, num total de 13 pessoas, estão envolvidas na montagem, produção, divulgação, criação, ensaios, pré-estreia, estreia e temporada.

Está prevista uma temporada com dez apresentações, com datas que ainda serão confirmadas, entre os meses de maio e junho, no centro de Florianópolis. Até o final de maio o ERRO continua com ensaios em espaços abertos da cidade que dependendo de seu fluxo de transeuntes transformam o próprio ensaio em uma apresentação.

 

ERRO Group finalizes rehearsals for the premier of Jogo da Guerra

The ERRO Group is in the final stages of rehearsing its latest work to celebrate a movement that has changed the world and reverberates to the present day. The group of Florianópolis finalizes the preparations for the Jogo da Guerra, which commemorates the 50th anniversary of the May 1968 revolts in Paris, and is inspired by the game of the same name created by Alice Becker-Ho and Guy Debord. Debord´s work The Society of the Spectacle, was published the previous year.

War game arose from the practical research of ERRO on collective modes of decision making and positioning in the public sphere, through poetic, political and aesthetic urges that move such relational experiences and that this piece proposes in five fields of experience: theater, city, interactivity, game and image.

 

It is planned a season with ten presentations, with dates still to be confirmed, between May and June, in the center of Florianópolis. By the end of May the ERRO continues with trials in open spaces of the city that depending on its flow of passers-by transform the essay itself into a presentation.