Categorias

Notícias - Projetos

V Ciclo de Debates Públicos

SEDE CIDADE-SEDE. O ERRO continua com a sua ocupação no centro da cidade realizando mais um ciclo de debates públicos. Serão 04 debates em maio e junho no Senadinho em Florianópolis pelo projeto Persistência.

PERSISTÊNCIA: ATIVIDADES DE FOMENTO LOCAL E MANUTENÇÃO DO ERRO GRUPO

Prêmio Catarinense de Teatro (edital Elisabete Anderle 2014)

V CICLO DE DEBATES PÚBLICOS (Maio e Junho de 2016)

debate

SEDE CIDADE-SEDE

O ERRO continua com a sua ocupação no centro da cidade realizando mais um ciclo de debates públicos, o quinto desde o ano passado. Serão 04 debates nessa semana no Senadinho em Florianópolis, totalizando desde 2015 22 debates públicos realizados pelo ERRO Grupo, pelo projeto PERSISTÊNCIA: ATIVIDADES DE FOMENTO LOCAL E MANUTENÇÃO DO ERRO GRUPO
Prêmio Catarinense de Teatro (edital Elisabete Anderle 2014).

*** Em caso de chuva, os debates serão transferidos para o Ocupa Minc SC

30/05 às 19h30

O papel da Cultura em um plano de Governo

Nos últimos dias a Cultura voltou a ser um dos principais tópicos de discussão e debates, devido a dissolução do Ministério da Cultura promovida pelo governo golpista de Michel Temer. Muitas foram as manifestações contrárias e a favor de tal dissolução, o que reflete a importância da Cultura para o povo brasileiro. O presidente golpista recuou, voltou atrás e “recriou” o Ministério da Cultura. Diante dos rumos, mandos e desmandos que a Cultura sofre, tanto no âmbito federal quanto estadual e até municipal, e lembrando que este ano teremos eleições municipais, nos fica a pergunta: Qual o papel da Cultura em um plano de Governo?

31/05 às 19h30

Artivismo: arte e eficácia

A arte sempre bebeu de outros campos do conhecimento, especialmente das ciências sociais. As ciências sociais beberam da arte. Neste caminho de mão dupla, surge o artivismo, nome dado a ações sociais e políticas, produzidas por pessoas ou coletivos, que se valem de estratégias artísticas, estéticas ou simbólicas para amplificar, sensibilizar e problematizar causas e reivindicações sociais. Se para alguns pensadores a discussão da eficácia da arte em sua relação com a política é dúbia, cabe pensarmos se para a política a arte também é dúbia em sua eficácia. Este debate visa apresentar estratégias de artistas para a prática de atos políticos diretos e o uso da arte por ativistas de modo a pensar sobre as diferenças no uso destes dois universos de modo concomitante e sua eficácia em seus propósitos.

01/06 às 19h30

Um só mundo um só império: conspirações e fatos da influência norteamericana na política das Américas

São muitas as teorias da influência norteamericana na política global. No caso da América Latina são recorrentes intervenções, como em Honduras e Paraguai. No caso do Brasil, de modo mais estratégico, é possível traçar paralelos do golpe que está em curso com o interesse na derrubada dos BRICS e na autonomia financeira que o Brasil vem conquistando na última década. Interesses pelos recursos naturais também são citados como mote do interesse americano. Fatos? Conspiração?

02/06 às 19h30

Não Tema

Após realizar 21 debates, envolvendo os mais variados temas, o ERRO Grupo chega ao 22º debate sem um tema pré-definido. Estamos propondo um debate com tema aberto, a ser decidido pelos presentes no ato, sem a obrigatoriedade de nos atermos exclusivamente a um tema e com o intuito de abarcar temas que não foram contemplados nos 21 debates anteriores, ou de nos aprofundarmos ainda mais em temas que já foram objeto de debates anteriores. Para isso, sua presença é fundamental para a construção de mais este debate público.