Categorias

Apresentações - Notícias

POLIS

POLIS, obra coreográfica, do projeto de pesquisa em dança Poliedros Platônicos (contemplado pelo Prêmio Catarinense de Dança Elisabete Anderle 2014), realiza apresentações em abril no Centro de Florianópolis.

12977007_1135680049816793_2485268387581792788_oO projeto de pesquisa em dança Poliedros Platônicos (contemplado pelo Prêmio Catarinense de Dança Elisabete Anderle 2014) que iniciou em janeiro na cidade de Florianópolis visa trazer para o centro urbano de Florianópolis em abril deste ano apresentações de uma obra coreográfica cuja criação depende estritamente do acaso. A concepção do projeto é de Sarah Ferreira que integra o ERRO Grupo dirigindo esta empreitada trabalhando em parceria com Luana Raiter que é dramaturga e fundadora do ERRO Grupo.

POLIS é inspirado no sistema de análise de movimento no qual Rudolf Laban estabeleceu utilizando-se dos cinco poliedros regulares (as figuras geométricas do tetraedro, hexaedro, octaedro, dodecaedro e icosaedro), criando o “Jogo dos Poliedros Platônicos”. O jogo em questão se desenvolve á partir da aplicação da combinação dos parâmetros das faces dos poliedros, em uma estrutura de organização, gerada pelo acaso do jogo de dados, para composição dos movimentos de dança no espaço urbano, pesquisando a participação do público em termos de movimento.

Ferreira viu neste projeto a possibilidade de unificar sua pesquisa individual em dança, com a experiência no trabalho com o espaço urbano desenvolvido junto ao ERRO Grupo, com quem vem atuando desde 2006. Para quem não sabe, o ERRO Grupo, em seus quinze anos, pesquisa, produz e cria performances, intervenções urbanas e peças teatrais exclusivamente para e no espaço urbano, desenvolvendo técnicas de interação com o público onde o espectador é chamado para dentro da cena.

Além disso, o ERRO Grupo, desde a intervenção urbana BUZKASHI (2003) vem explorando o jogo como disparador de criação e elemento político e lúdico em suas obras, como nas obras Formas de Brincar (2010) e HASARD (2012), todas dirigidas por Pedro Bennaton em co-autoria com Luana Raiter.  Assim, a parceria na direção de Sarah Ferreira e Luana Raiter se dá através da aplicação dos parâmetros dos poliedros com o foco em estratégias de aproximação e interatividade com o público e com o espaço urbano. Além da parceria na direção, o projeto é uma parceria com o ERRO Grupo também pelo seu corpo de performers que conta com a participação do diretor Pedro Bennaton (que neste projeto performa) e de Luiz Henrique Cudo, Dilmo Nunes e Lígia Marina.

Além das apresentações públicas da pesquisa, o projeto conta com encontro de compartilhamento no qual a especialista em dança Ana Alonso, que esta acompanhando o processo de ensaio, debaterá sobre aspectos do jogo dos poliedros e da obra coreográfica.

IMG_2129

Ficha Técnica:
Concepção do projeto: Sarah Guerrera
Direção: Luana Raiter e Sarah Guerrera
Elenco: Dilmo Nunes, Ligia Marina, Luiz Henrique Cudo, Luana Raiter, Pedro Bennaton e Sarah Guerrera.
Pesquisadora em Dança: Ana Alonso
Estencils: Tim Tchais
Produção: Pi
Textos: Luana Raiter e Sarah Guerrera
Foto e Vídeo: Rodrigo Ramos
Assessoria de Imprensa: Marcos Espíndola
Participação nos ensaios: Alice Raiter Bennaton e Leila Raiter Bennaton
Criação: ERRO Grupo

IMG_1020

Apresentações:

Dias 18/04 (meio-dia) e 21/04 (17h). Local: Esquina das ruas Trajano e Felipe Schmidt, Centro, Florianópolis

Dias 19/04 (meio-dia) e 22/04 (17h). Local: Esquina das ruas Conselheiro Mafra e Arcipreste Paiva (ao lado da CEF), Centro Florianópolis.

Dia 20/04 (meio-dia). Local: Rua Jerônimo Coelho (em frente à Livraria Paulus)

https://www.facebook.com/events/528475153990914/