Categorias

Pesquisas - Projetos

Ciclo de Debates Públicos

SEDE CIDADE-SEDE. O ERRO continua com a sua ocupação no centro da cidade realizando mais um ciclo de debates públicos. Serão 04 debates em abril no Senadinho em Florianópolis pelo projeto Persistência.

PERSISTÊNCIA: ATIVIDADES DE FOMENTO LOCAL E MANUTENÇÃO DO ERRO GRUPO

Prêmio Catarinense de Teatro (edital Elisabete Anderle 2014)

CICLO DE DEBATES PÚBLICOS (Abril de 2016)

3o. ciclo debates Persis

08/04 às 19h30

Por dentro da mente do pêssego: O novo vocabulário das ruas do Brasil

Avião, Rio, Candomblé, Comuna, Goleiro, Bruto, Neto, Cacique, Colorido, Roberval, Tuca, Viagra, Atleta, Escritor, Nervosinho, Proximus, Caranguejo, Grego, Eva, Alemão, Irmão, Nordeste, Pelé, Drácula, Pastor, Lindinho…

Lava Jato, Zelotes, Triplo X, Aletheia, Polimento, Xepa, Acrônimo, Andaime II, My Way, Erga Omnes, Politeia, Nessun Dorma, Corrosão, Vidas Secas, Catilinárias, Sangue Negro, Asclépia, Moeda, Mula, Amálgama, Iceberg, Arredores, Rapina…

Qualquer pessoa poderá adicionar ao novo vocabulário outros conjuntos de palavras a serem discutidos neste debate, como, por exemplo, golpe, democracia, Habeas Corpus etc.

Convidados confirmados: Representante da Frente Brasil Popular e Prof. Adriano (História/UFSC)

Convidados não confirmados: Representante do Movimento Muda Brasil, Secretário Municipal de Transparência e Controle, Aderilto Antonio Pasetto, Superintendente Regional da Polícia Federal em Santa Catarina – Delegada da Polícia Federal, Mara Baiocchi de Sant’Anna, Juiz Federal da 7ª Vara Federal de Florianópolis, Juíza Federal Titular Claudia Maria Dadico e Juíza Federal Substituta Micheli Polippo, Juiz Federal da 6ª Vara Federal de Florianópolis, Juíza Federal Substituta Marjôrie Cristina Freiberger.

11/04 às 19h30

Teatro político brasileiro do absurdo

Aproveitando que este ano é de eleições municipais e percebendo a necessidade das pessoas no momento atual de dialogarem pacificamente, ouvindo opiniões diversas e agindo no ativismo para além das redes sociais, o ERRO dá sequência aos debates públicos trazendo a temática do cenário político brasileiro a partir do ponto de vista do teatro. Um teatro feito pelos políticos, e nesses momentos em que as reviravoltas do cenário municipal, estadual e nacional brasileiro estão mais emocionantes do que qualquer série enlatada.

Vamos analisar o teatro político do absurdo comentando sobre os seus principais personagens, os fatos dramatúrgicos mais emocionantes a partir do ponto de vista das pessoas presentes.

Convidados confirmados: Edélcio Mostaço, Pedro MC, Vina da Caverna, Fábio Salvatti e Paulo Krischke

Convidados não confirmados: Eduardo Paredes e Secretário Estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello

 

12/04 às 19h30

A (ilusão de?) participação do cidadão na construção do espaço urbano

A participação é pressuposto atualmente em diversos aspectos de nossa vida social. Ao menos a sua ilusão. Dos self-services aos planos diretores acompanhamos o aumento vertiginoso da sensação dos indivíduos de estarem “fazendo uma diferença” no convívio social e na construção sócio-política da cidade. As redes sociais, por exemplo, elevaram tal sentimento a potências até então desconhecidas, ou soterradas desde a Idade Média no ser humano, esse pós-humano.

Como vemos a (ilusão?) de participação transformada em agressividade e intolerância? Quais são os mecanismos criados pelo Estado, movimentos sociais, artistas, e acadêmicos que possibilitam uma concreta participação dos sujeitos coletivizados que somos? Como os espaços de debate e manifestação política, plano diretor e demonstrações públicas de opinião política dos cidadãos, interferem na ação real participativa do indivíduo na sociedade?

Tais questões serão colocadas abertamente às pessoas presentes para que sejam discutidas de modo participativo no próprio espaço público.

Convidados confirmados: Cesar Floriano e Marcelo Seixas

Convidados não confirmados: Roberto Lamberts e Secretário Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Martins da Rosa


13/04 às 19h30

Pensando a Exopolítica

Tentando pensar a política da vida na Terra é evidente que muito há de se avançar para que as pessoas do planeta conquistem o grau de seres humanos. O paradigma exopolítico defende que residimos em um universo povoado e civilizado. E se conseguíssemos nos liberar de nossos condicionamentos e crenças e imaginar uma política que envolve o que está além da Terra, na relação desta com outros sistemas, e mesmo com outras dimensões?

Ao andarmos pelas ruas, se observarmos todos que passam por nós, poderíamos talvez reconhecer as diferentes origens, dentro de nossas diversidades, e melhor aceitar que somos seres da galáxia vivendo num mesmo planeta. Vamos neste debate através da fala dos nossos convidados, pensar e tentar alinhavar: O que é e como funciona o governo do universo? Existe alguma relação com nosso conhecimento antigo e seus mistérios como as pirâmides e a geometria sagrada? O que são os Crop Circles? O que dizer sobre fenômenos UFO e o ETH (extra terrestrial hypotesys)? A ciência comprova algum desses fenômenos? Podemos relacionar estes tópicos com a ética e espiritualidade e o que influencia na atuação política da Terra?

Convidados confirmados: Eustáquio Andrea Patounas

Convidados não confirmados: Secretário Municipal da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, José Henrique Domingues Carneiro