Categorias

Pesquisas - Projetos

Ciclo de Debates Públicos

SEDE CIDADE-SEDE. O ERRO continua com a sua ocupação no centro da cidade realizando mais um ciclo de debates públicos. Serão 04 debates em fevererro no Senadinho em Florianópolis pelo projeto Persistência.

PERSISTÊNCIA: ATIVIDADES DE FOMENTO LOCAL E MANUTENÇÃO DO ERRO GRUPO

Prêmio Catarinense de Teatro (edital Elisabete Anderle 2014)

CICLO DE DEBATES PÚBLICOS (Fevererro de 2016)

debate 2 refeito ok

 

17/02 às 19h30 – Se a tarifa não baixar, aonde que a cidade vai parar?

Florianópolis possui hoje uma das tarifas mais altas no país para o transporte coletivo. Serviço este que se mostra a cada dia mais ineficiente. As tarifas aumentam quase na mesma proporção que aumentam as filas nas vias públicas. E não pelo número de ônibus circulando. A população, dependente e refém, tenta buscar alternativas para se locomover que em alguns casos custam a mais caro que a tarifa: a própria vida, como motocicletas e bicicletas. Recentemente, houve um novo aumento da tarifa, contrariando as promessas de campanha feitas pelo então candidato à prefeitura de Florianópolis, Cesar Sousa Jr.
Diante deste quadro, o que fazer? Quais as alternativas para o transporte urbano de Florianópolis?
Convidados confirmados: Movimento Passe Livre e Prof. Werner Kraus Junior (UFSC).
Convidados ainda sem confirmação: Prefeito Cesar Sousa Jr., Representante do Consórcio Fênix e Profa. Carmen Suzana Tornquist (UDESC).

 

18/02 às 19h30 – No meio do caminho tinha uma ponte.

Ponte Hercílio Luz: a ponte que não é para ir, nem para voltar. Muito menos atravessar. Completamente fechada para trânsito de veículos e pedestres desde 1991, a Ponte Hercílio Luz tenta se manter de pé ao custo de muitos milhões de reais em forma de cartão postal.
Vale a pena manter um monumento à história da cidade a um custo tão elevado? Há esperança de a ponte voltar a ser utilizada para a finalidade a qual ela foi concebida? Afinal, para que serve a Ponte Hercílio Luz?
Convidados confirmados: Fernando Boppré (Museu Victor Meirelles).
Convidados ainda sem confirmação: Governador Raimundo Colombo, Wanderley Teodoro Agostini – Presidente DEINFRA e Liliane Janine Nizzola – Superintendente IPHAN/SC.

 

19/02 às 19h30 – FLORIPA MODA PRAIA 2015-2016

O futuro do turismo e a vida de quem mora em Florianópolis.
Envolver comunidades, promover o desenvolvimento e conservar os bens naturais e culturais de uma determinada região são os procedimentos primários para o turismo sustentável. O verão 2015-2016 trouxe à tona na ilha da magia o fétido cenário político da cidade, as entranhas preconceituosas de muitos de seus habitantes e o descaso com o meio ambiente. Na ordem das aparências, todos são a favor da preservação dos bens naturais da ilha, mas por trás de colocações xenofóbicas e por baixo das construções de luxo, o esgoto jorra para o lençol freático, e escuta-se o chiar de um governo de interesses exploratórios, imediatista e lobista.
É possível reverter o cenário insustentável do turismo em Florianópolis?
Convidados confirmados: Suzana Luz Cardozo – Blog Cidade Compartilhada e integrante do Quintal Comunitário, Jeffrey Hoff – atual representante da Lagoa da Conceição no Núcleo Gestor do Plano Diretor e Prof. Gert Schinke – historiador e ambientalista.
Convidados não confirmados: Secretário da SOL – Filipe Melo ou representante da comissão socioambiental da SOL, Prof. Rogério Santos da Costa (UNISUL), Representante da Floram – Superintendente Volnei Ivo Carlin, e Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares – Tarcísio Schmidt.

 

20/02 às 16h – “Sejamos realistas, exijamos o impossível”: A cidade pelos olhos das crianças

O pensamento adulto, guiado pelo cálculo da possibilidade e da viabilidade, limita nosso olhar para o futuro de uma cidade. Em um mundo onde o lucro determina a cidade, pensá-la através do olhar lúdico, próprio das crianças, é uma forma de expandir nossas próprias concepções de cidade. Crianças possuem um ponto de vista próprio sobre os problemas e soluções para a cidade. Este debate ocorrerá para ouvirmos e perguntarmos a elas como a cidade poderia ser melhor.
Como deveriam ser as cidades do futuro? O que mais lhe atrai na cidade hoje? O que mais lhe incomoda? Do quê você sente falta? Como solucionar?
Convidados: Convidamos a todos a trazerem seus filhxs, sobrinhxs, amigxs de 03 a 12 anos, pois o microfone do debate será das crianças e a esquina do Senadinho estará especialmente preparada para recebê-los.