Categorias

Oficinas - Projetos

EM JOGO

Convocamos a todos os interessados a se inscreverem no 2º módulo do Curso-Trerreinamento que será realizado do dia 22 a 29/02/2016. Para inscrição é necessário enviar carta de intenção para o email erro@errogrupo.com.br.

PERSISTÊNCIA: ATIVIDADES DE FOMENTO LOCAL E MANUTENÇÃO DO ERRO GRUPO

Prêmio Catarinense de Teatro (edital Elisabete Anderle 2014)

Convocatória para o 2º módulo do Curso-Trerreinamento

ATUALIZAÇÃO

Segue a lista dos selecionados para o 2º módulo do Curso-Trerreinamento – Em jogo: situações de intervenção urbana. Tivemos que abrir 4 vagas além do limite, pois o número de inscrições excedeu a nossa expectativa. Encorajamos os interessados que não farão este 2º Módulo a se inscreverem nos próximos módulos que serão realizados em março e junho desse ano. Por fim, parabéns aos selecionados e até a semana que vem, em seguida enviaremos mais informações.

Selecionados:

  1. Agnaldo Aroldo Pereira
  2. Barbara Teles Cardoso
  3. Donnie Seabra
  4. Giórgio Zimann Gislon
  5. Lizandra Mendonça Flausino
  6. Lucas Gabriel Viapiana
  7. Marco Antonio Oliveira
  8. Milene Lopes Duenha
  9. Nathalie Soler
  10. Paloma Bianchi
  11. Rachel Seixas
  12. Renata Patrão

Convocamos interessados, afins, artistas, atores e performers, a se inscreverem para participar do 2º módulo do Curso-Trerreinamento, Em jogo: situações de intervenção urbana, do ERRO que será realizado do dia 22/02/16 a 29/02/16 no Centro de Florianópolis. Para inscrição é necessário enviar (breve) carta de intenção para o email erro@errogrupo.com.br. As vagas são limitadas, 15, portanto, se as inscrições excederem o limite de vagas, o grupo terá que fazer uma seleção dos participantes. Este segundo módulo do Curso-Trerreinamento é parte do projeto Persistência: atividades de fomento local e manutenção do ERRO Grupo contemplado pelo Prêmio Catarinense de Teatro (edital Elisabete Anderle 2014).

CURSO-TRERREINAMENTO

Módulo 2 – Em jogo: situações de intervenção urbana.

Os processos criativos do ERRO Grupo ocorrem através de situações de jogos entre os atores, a cidade e transeuntes. A partir de procedimentos estratégicos de ocupação, invasão, deslocamento e invisibilidade, ao longo de seus 15 anos de teatro de rua, intervenção urbana e performance, o ERRO desenvolveu uma prática que, por ter referência inicial na Internacional Situacionista e, posteriormente, em Johan Huinzinga e Roger Caillois, tem como base a construção de situações de jogos como processo criativo e também como possibilidade ação.

Este módulo do Curso-Trerreinamento, Em jogo: situações de intervenção urbana, surgiu da pesquisa do ERRO sobre a relação do jogo na sociedade contemporânea – assunto explorado em diversos trabalhos do grupo, como Buzkashi (2004), Formas de Brincar (2009) e HASARD (2012). Através das diferentes formas de jogo que o grupo propõe aos participantes durante o curso, as ações práticas e teóricas das aulas percorrem a cidade direcionando o participante a constantemente escolher posicionamentos para acompanhar o processo pedagógico proposto.

O ERRO, em seus jogos, estabelece elementos de seu trerreinamento para as propostas de seus trabalhos – como, por exemplo, a cartografia de lugares e poderes, a apropriação da arquitetura urbana específica, a abertura da participação das pessoas e do espaço em relação à obra artística, e o encontro com a possibilidade do acaso na experiência artística. Roger Caillois, teórico do jogo, estabeleceu categorias que abrangem as modalidades do ato de jogar, tais categorias são utilizadas para estruturar este curso e podem combinar-se em face da complexidade dos jogos propostos: competição (agon), encenação ou simulacro (mimicry), azar (alea) e vertigem (ilinx).

Tendo em vista que a regra é a base para todo jogo, o curso recorre a estruturas de jogos prévios já realizados pelo grupo na construção de situações, mas que são desdobrados em outros jogos como exercícios práticos e construção de ações junto aos participantes. O jogo, para o ERRO Grupo, se situa externamente ao mecanismo de controle e satisfação imediata dos desejos, pois tenta interromper este mecanismo insinuando-se como atividade temporária, como uma interrupção no cotidiano da cidade.

As inscrições deverão ser feitas através de email com carta de intenção para erro@errogrupo.com.br até dia 16/02/2016, pois o número de vagas é limitado, 15. O segundo módulo do Curso-Trerreinamento do ERRO Grupo tem duração de 32h e os participantes receberão certificado ao final. O curso ocorrerá entre os dias 22 a 29 de fevereiro de 2016, e os horários serão das 14h às 18h nos dias 22 ao 26 e 29, e das 20h às 23h59 nos dias 27 e 28 (sábado e domingo). Local: Senadinho, SEDE CIDADE-SEDE, esquina das ruas Trajano e Felipe Schmidt.

2o.cursook