Obra

IRRUPÇÃO: muda depende do tamanho da cova para criar raiz – registros, audiovisual e fotos, da obra mais recente do ERRO, uma intervenção urbana duracional (10h) que estreou no dia 13 de maio de 2015 em Florianópolis.

IRRUPÇÃO: muda depende do tamanho da cova para criar raiz

 

IRRUPÇÃO: muda depende do tamanho da cova para criar raiz (2015), uma intervenção urbana duracional e de site-specific, cujo mote é a relação entre a natureza e a sociedade, refletindo sobre o lugar da natureza na sociedade contemporânea e trabalha através de uma pluralidade de reações. A obra tem duração de cerca de 10 horas, das 07h30 às 17h30, e também possui um processo pedagógico realizado pelo ERRO Grupo.

IRRUPÇÃO - 13-05 (4)

A intervenção integrou o projeto Insistência: Atividades de Fomento Local e Manutenção do ERRO Grupo, contemplado pelo Prêmio Funarte Myriam Muniz de Teatro/2014. O trabalho é construído de maneira colaborativa, a partir das peculiaridades de cada participante sobre os processos de criação do ERRO em suas obras de intervenção urbana.

 

IRRUPÇÃO - 13-05 (9)

IRRUPÇÃO - 13-05 (5)

IRRUPÇÃO: muda depende do tamanho da cova para criar raiz entrelaça o impacto da performance e da instalação em uma ação de intervenção urbana que traz ao centro da cidade uma série de questionamentos sobre o lugar da natureza na sociedade contemporânea. A definição de IRRUPÇÃO, um substantivo feminino (do Latim irruptione-), nos remete ao ato ou efeito de irromper, como uma investida, uma entrada súbita, repentina, de uma ou mais pessoas em um lugar; um transbordamento, extravasamento; como um figurativo de invasão. Na área da odontologia, por exemplo, IRRUPÇÃO é o processo responsável por mover o dente de sua posição estática dentro da cavidade oral até a sua posição final de oclusão com seu antagonista, é um processo dinâmico que inclui também o desenvolvimento completo da raiz. Para os dentistas, Emergência é sinônimo de IRRUPÇÃO, termo frequentemente utilizado como referência clínica.

IRRUPÇÃO - 13-05 (7)

IRRUPÇÃO – FICHA TÉCNICA
Realização: ERRO Grupo.
Direção geral e concepção: Pedro Bennaton e Luana Raiter.
Coordenação da oficina de intervenção urbana: Luana Raiter, Luiz Henrique Cudo e Pedro Bennaton.
Atuação (participantes da oficina ministrada pelo ERRO Grupo): Adriane Canan, Cassiana dos Reis Lopes, Donnie Seabra, Fabiana Vinagre, Felipe Schaitel, Guilherme Lemos, Juliana Liconti, Lígia Faria, Luísa Prudêncio, Luiz Henrique Cudo, Michele Louise Schiocchet, Naiara Alice Bertoli, Renata Patrão, Talita Corrêa, Vitor Ribeiro, Zelda Soussan.
Criação: ERRO Grupo e participantes da oficina.
Filmagem: Sarah Ferrreira e Rodrigo Ramos.
Agradecimento: Wellington Bauer.

 

IRRUPÇÃO - 13-05 (14)