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Pesquisas - Projetos

Entrevista e Diário Pesquisa

Diário de pesquisa, e entrevista, durante a residência do diretor catalão Roger Bernat com o ERRO em Florianópolis pelo projeto Persistência: atividades de fomento local e manutenção do ERRO Grupo.

ROGER BERNAT – RESIDÊNCIA EM FLORIANÓPOLIS – ENCONTROS COM O ERRO GRUPO

Persistência: atividades de fomento local e manutenção do ERRO Grupo
Edital Elisabete Anderle 2014

Entrevista com Roger Bernat


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Diário de pesquisa

  • 24/11/2015 – 1º encontro

Conforme o desejo que o ERRO Grupo manifestou nos primeiros contatos com Bernat pensou-se em encontros que tenham em vista um processo de criação teórico e prático. Portanto, nesse primeiro encontro tivemos o planejamento e o levantamento de questionamentos que todos tinham sobre os próximos encontros e o próprio trabalho a ser desenvolvido.

Espaços de não – ação

Algumas referências compartilhadas por Bernat nesse primeiro encontro: “Bienvenido Mr. Marshall”, “Public Movement” – grupo israelita que realiza espécies de “paradas militares”, em um misto entre olimpíadas e exército.

Sobre participação no teatro:

Vivemos cercados de regras – pelo menos as do teatro estão claras. Vamos ao teatro para sermos manipulados. Buscavam a emancipação nas décadas de 60/70 e o que conseguiram?

 

  • 25/11/2015 – 2º encontro

Conversa sobre as referências históricas nos trabalhos do ERRO – rearranjos históricos não acontecem de maneira direta.

Por que Boal?

Relação com a Pedagogia do oprimido – emancipação, educação – participação, tomar parte.

 

  • 26/11/2015 – 3º encontro

Colocar o espectador frente as suas próprias contradições.

Público querer mostrar-se – Característica do feminino de deixar-se olhar – sedução

Somos prisioneiros das dinâmicas que nós mesmos criamos

Sentimos que já havíamos, mas que estávamos iniciando concretamente o processo criativo para a obra de 2016/2017.

 

  • 27/11/2015 – 4º encontro

Exercício: Fazer um encontro e repetir as coisas que acabaram de fazer nos últimos 15 minutos (ações, tentando repetir como algo recém feito espontaneamente) e observar-se tentando agir. Modificar o nosso ponto de vista.

 

  • 28/11/2015 – 5º encontro

Neste encontro conversamos sobre as obras de Bernat, num traçado histórico sobre a evolução da necessidade do diretor em colocar o público como principal agente dos espetáculos. O diretor compartilhou com o ERRO sua história pessoal de formação nas artes cênicas, seus estudos acadêmicos e referências de suas leituras atuais.

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  • 30/11/2015 – 6º encontro

Nesse dia, realizamos a montagem e a apresentação de NUMAX FAGOR PLUS no SESC Prainha, o que durou o dia inteiro. A montagem e desmontagem do espaço e aparatos técnicos ficaram sob responsabilidade do ERRO que auxiliou Roger Bernat a preparar a apresentação para também integrá-la, como na montagem, produção e atuação, nesta demonstração prática de trabalho do projeto Persistência. Após a apresentação de NUMAX-FAGOR PLUS, foi realizada a palestra com o diretor e uma conversa com as pessoas presentes que puderam perguntar sobre a obra de Bernat, e suas percepções sobre teatro.

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  • 01/12/2015 – 7º encontro

Conversa sobre a experiência de NUMAX-FARGOR PLUS em Florianópolis e do trabalho em si, o que suscita no público, os mecanismos que são utilizados e o interessante uso de dispositivos para impulsionar a participação que o espetáculo utiliza.

 

  • 02/12/2015 – 8º encontro

Os atores passam a ser “intermediários” – deixar a necessidade de fazer-se visível.

Ator (negociador – facilitador – condutor) ←– –→ público.

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  • 03/12/2015 – 9º encontro

Bernat fala que o ator que domina técnica – suas ferramentas – causa um “encantamento”.

Bernat diz que se afastou dos atores porque necessitava do contato direto com os espectadores, não por falta de interesse, mas para não ter intermediários entre ele e o público.

 

  • 04/12/2015 – 10º encontro

O ERRO realizou uma entrevista com Roger Bernat (em vídeo a ser publicado aqui), sobre o teatro participativo criado pelo diretor, seus procedimentos e conceitos, além de suas referências que o levaram ao seu teatro e sua poética.

Neste último dia de trabalho da residência, foi declarado o objetivo mutuo entre o ERRO e Roger Bernat em continuar a parceria criativa para futuras obras com idéias que foram ativadas durante os encontros.

* Em 05/12/2015, fizemos uma confraternização para despedida e agradecimento a Bernat, por sua generosidade e parceria. E cantamos o famoso trecho da música tema da residência: “Cadê Rogê? Cadê Rogê? Cadê Rogê? Ô! Cadê Rogê? Cadê Rogê?…”