Categorias

Pesquisas - Projetos

ERRO e Roger Bernat

Roger Bernat chega no dia 22 de novembro para uma residência de 15 dias com o ERRO Grupo pelo projeto Persistência, que incluirá palestra e apresentação de NUMAX-FAGOR PLUS.

cartaz numax-ok

O diretor catalão Roger Bernat desembarca em Florianópolis no dia 22 de novembro para uma residência a convite do ERRO Grupo. A visita é parte da programação do projeto Persistência: atividades de fomento local e manutenção do ERRO. A temporada de Bernat na cidade terá 15 dias de duração e consistirá em um laboratório/oficina com o grupo catarinense, além de uma apresentação da peça NUMAX-FAGOR PLUS, como encontro de compartilhamento e demonstração prática de trabalho, e uma palestra aberta ao público no SESC Prainha no dia 30/11 às 19h30. Contemplado com o Prêmio Catarinense de Teatro – Edital Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura 2014, Persistência teve início em setembro e terá duração de 11 meses.

Formado em direção e dramaturgia pelo Institut de Teatre de Barcelona, Bernat integra a conceituada companhia FFF e seu trabalho se destaca também pela pesquisa e exploração de um teatro participativo. A partir de 2008, o catalão intensifica a sua produção de espetáculos em que o público se torna parte do cenário e também protagonista. É neste contexto que o nome de Roger Bernat passa a reverberar com força entre a crítica teatral da Catalunha e do mundo.

“O intuito deste intercâmbio é estabelecer um diálogo horizontal a partir da troca de experiências, onde o grupo atua visando não apenas fomentar o ERRO, mas outros grupos e artistas que se interessem por um teatro de participação e pelo trabalho de Bernat”, explica o dramaturgo e diretor do ERRO, Pedro Bennaton.

A residência contará com 10 encontros, abrindo no dia 24 com o início das aulas com o ERRO. O grupo de teatro de rua da Capital será o aprendiz nesta imersão, que também será levada ao público na palestra aberta e o encontro de compartilhamento, a apresentação de NUMAX-FAGOR PLUS programados para o dia 30 de novembro no SESC Prainha às 19h30.

O enredo da peça começa em 1979 – quando, depois de dois anos e meio de autogestão, os trabalhadores da Numax, uma fábrica de eletrodomésticos localizada em Barcelona, decidem pedir demissão. 32 anos depois, em 2013, a cooperativa Fagor fecha as suas portas, deixando seus empregados na rua. Assim como aqueles que recriam a batalha de Waterloo, os colaboradores da Fagor decidem reconstruir a história dos trabalhadores da Numax. O texto da montagem é baseado em filme de Joaquim Jordà, realizado em 1980, o caso Numax-Fagor é a coletivização de um discurso, o desenvolvimento de uma batalha que claramente nunca terminou.

Seguindo a premissa de que o “teatro é um lugar no qual repensamos a coletividade”, Bernat adianta que o “laboratório com o ERRO Grupo é planejado como uma dramatização coletiva, aquela que nos permita enfrentar as virtudes e os paradoxos de ser parte de um grupo.”

A visita de Bernat é um dos intercâmbios programados pelo ERRO dentro do projeto Persistência e que prevê ainda pelo menos duas viagens de pesquisa do grupo fora do país: em Buenos Aires (Argentina), com o diretor Emilio Garcia Wehbi, e Nova York (EUA), no Hemispheric Institute of Performance and Politics. Roger Bernat é diretor teatral, formado em pintura e arquitetura. ganhou o Prêmio extraordinário do Institut del Teatre em 1996. Dirigiu os espetáculos Domini Públic (2008), Pura Coincidència (2009), La consagración de la primavera (2010), Please Continue: hamlet (2011) e Pendiente de voto (2012) dentre outros.

images

Serviço

Residência do diretor Roger Bernat (Catalunha)

Ações abertas ao público: Dia 30/11 às 19h30 – Apresentação de NUMAX-FAGOR PLUS, demonstração prática de trabalho, encontro de compartilhamento, e Palestra de Roger Bernat no SESC Prainha (Tv. Siríaco Atherino, 100 – Centro, Florianópolis). Entrada gratuita.

Período de residência: De 22 de novembro a 06 de dezembro de 2015.

 

SOBRE A RESIDÊNCIA DE ROGER BERNAT

O teatro é o lugar no qual repensamos a coletividade. Talvez por isso, nos últimos tempos, o teatro tornou-se uma ferramenta indispensável para imaginar novas maneiras de estar entre os demais. Políticos, arquitetos ou jornalistas, de tendências muito distintas, tomam do teatro suas técnicas e formas para obterem a mobilização do interlocutor. A participação converteu-se em uma forma de emancipação e, simultaneamente, na melhor maneira de manipular a opinião pública.

O laboratório com o ERRO Grupo em Florianópolis é planejado como uma dramatização coletiva, aquela que nos permita enfrentar as virtudes e os paradoxos de ser parte de um grupo.

NUMAX-FAGOR PLUS
FICHA TÉCNICA
Direção: Roger Bernat
Performer em Florianópolis: Sarah Ferreira (ERRO Grupo)
Dramaturgia: Roberto Fratini
Pesquisa: Pablo González Morandi
Dispositivo de visualização: Matteo Sisti
Montagem dos vídeos: Ramiro Ledo Cordeiro
Som: Cristóbal Saavedra Vial
Direção técnica: Txalo Toloza
Coordenação: Helena Febrés Fraylich
Auxiliar de produção: Ricard Terés
Agradecimentos: Ahots Kooperatibista e Mondraberri
Coprodução-apoio: Elèctrica Produccions, KunstenFestivalDesArts (Bruxelas) e Festival Grec (Barcelona) Miisterio de Educucación Cultura y Deporte_INAEM

SOBRE PERSISTÊNCIA

Persistência: atividades de fomento local e manutenção do ERRO Grupo foi contemplado pelo Prêmio Catarinense de Teatro – Edital Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura 2014 e é a sequência do projeto Insistência, que marcou as atividades da companhia durante o primeiro semestre de 2015. Esta nova fase é mais ampla, com duração de 11 meses e que deverá ser concluída com a terceira fase, Resistência, esta culminando com a elaboração de um espetáculo inédito previsto para 2017. Durante este período, o grupo continuará com a sua Sede Cidade-Sede, no coração do Centro de Florianópolis, o Senadinho, realizando atividades de pesquisa, performance, intervenção urbana, cursos e residências internacionais e nacionais.

NF+© Blenda3