Categorias

Pesquisas - Projetos

PERSISTÊNCIA

ERRO Grupo inicia as ações, com ciclo de debates públicos e oficina aberta, do projeto Persistência: atividades de fomento local e manutenção do ERRO que tem um longo curso de atividades em Florianópolis.

Persistência: atividades de fomento local e manutenção do ERRO Grupo

persistencia-nova OKOKOK

A caminho dos 15 anos de intensa atuação, a serem celebrados em março de 2016, o ERRO Grupo insiste, persiste e resiste na sua vocação de estudar, debater e intervir artisticamente no espaço urbano.  A companhia de teatro de rua de Florianópolis dá continuidade em novembro ao seu plano de manutenção e fomento local com o projeto Persistência, que consiste em atividades teóricas e práticas gratuitas e abertas à comunidade e artistas. O ponto de partida será o ciclo de debates nos dias 4, 5, 6 e 9 de novembro, sempre às 19h30min, na histórica esquina das ruas Trajano e Felipe Schmidt, popularmente conhecida como Senadinho, no Centro da cidade.

Persistência: atividades de fomento local e manutenção do ERRO Grupo foi contemplado pelo Prêmio Catarinense de Teatro – Edital Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura 2014 e é a sequência do projeto Insistência, que marcou as atividades da companhia durante o primeiro semestre de 2015. Esta nova fase é mais ampla, com duração de 11 meses e que deverá ser concluída com a terceira fase, Resistência, esta culminando com a elaboração de um espetáculo inédito previsto para 2017. Durante este período, o grupo continuará com a sua Sede Cidade-Sede, no coração do Centro de Florianópolis, realizando atividades de pesquisa, performance, intervenção urbana, cursos e residências internacionais e nacionais. Para novembro, além do ciclo de discussões, o ERRO promoverá o primeiro módulo do Curso-Trerreinamento e, no final do mês, receberá o diretor catalão Roger Bernat para uma residência na cidade.

“A trilogia de manutenção do ERRO (Insistência, Persistência e Resistência) visa aprofundar a pesquisa continuada do grupo através de intercâmbio e orientações com artistas renomados. O Persistência possibilitará ao grupo uma sedimentação na criação de uma nova obra, estabelecendo uma densa formação para um trabalho inédito”, explica o dramaturgo e diretor do ERRO, Pedro Bennaton.

Já o curso-trerreinamento terá início no dia 15 de novembro e seguirá até o dia 22. O módulo tratará das Estratégias de Invisibilidade e Interatividade do Espaço Urbano e é direcionado a artistas, atores, performers e quem mais estiver interessado. Serão oficinas de pesquisa através do de exercícios de observação de locais e potenciais situações, partindo de alguns pressupostos fundamentais do Teatro Invisível de Augusto Boal e de suas releituras pelo ERRO. As inscrições são gratuitas, mas as vagas estão limitadas a 15 participantes. Para se inscrever é necessário enviar um e-mail para erro@errogrupo.com.br com uma carta de intenção até o dia 10 de novembro. Cada participante terá direito a um certificado ao final da oficina.

1odebate OK

SERVIÇO
Ciclo de debates públicos
Local: Esquina das ruas Trajano e Felipe Schmidt, Centro, Florianópolis
Horário: 19h30min
Entrada: gratuita
Dia 4 de novembro: A cidade como não lugar – a construção da identidade social
Dia 5 de novembro: Narrativas sobre as transformações do espaço urbano, arte e história
Dia 6 de novembro: Espaço Público – intenções, (contra) representações e performatividades
Dia 9 de novembro: O poder da mídia – a lógica do melodrama e produção da subjetividade

12196173_10206621388508247_1220752949072349714_n

Curso-Trerreinamento do ERRO Grupo
Módulo 1 – Estratégias de invisibilidade e interatividade no espaço urbano
Duração: 32 horas
Datas: Dias 15, 21 e 22 de novembro (das 14h às 18h); dias 16, 17, 18, 19 e 20 (das 18h às 22h)
Local: Esquina das ruas Trajano e Felipe Schmidt, Centro, Florianópolis
Inscrição: gratuita, mediante envio de carta de intenção para o e-mail erro@errogrupo.com.br. Vagas limitadas a 15 participantes.