Categorias

Pesquisas - Projetos

CICLO DEBATES PÚBLICOS

SEDE CIDADE-SEDE. O ERRO continua com a sua ocupação no centro da cidade realizando mais um ciclo de debates públicos. Serão 4 debates em novembro no Senadinho em Florianópolis abrindo o projeto Persistência.

PERSISTÊNCIA: ATIVIDADES DE FOMENTO LOCAL E MANUTENÇÃO DO ERRO GRUPO

Prêmio Catarinense de Teatro (edital Elisabete Anderle 2014)

CICLO DE DEBATES PÚBLICOS (novembro de 2015)

1odebate OK

04/11 – A cidade como um não-lugar: a construção de identidade social
As ruas são ambientes caracterizados como não-lugares, não só por sua arquitetura e relevância no fluxo diário da cidade, mas também por sua importância na inconsciência dos cidadãos por serem impessoais, e que têm simultaneamente a função de servirem como espaços de transição, e, neste caso, sem identidade.
Desde que a cidade se desenrola como um mundo temporário e efêmero comprometido com a transição e a solidão, em uma sociedade espetacular, nossos espaços de convivência são a medida de uma era que se caracteriza por ser excessivamente factual, com uma superabundância espacial e de individualização. A origem do espetáculo é a perda da unidade do mundo e sua expansão gigantesca expressa a totalidade dessa perda que produz contextos que não são diretamente reconhecíveis através de diferentes mediações especializadas levando-nos à abstração generalizada do ato de viver em sociedade na cidade. Sendo opostos ao diálogo.
Convidados confirmados: Profa. Dra. Fátima Costa Lima (PPGT-UDESC).
Convidados ainda sem confirmação: Profa. Dra. Alicia Castells (UFSC – Antropologia) e Acácio Garibaldi S. Thiago Filho – Superintendente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis.

05/11 – Narrativas de sobre as transformações do Espaço Urbano, Arte e História
Uma exposição de histórias sobre a transformação do espaço arquitetônico, cultural e social da Ilha de Santa Catarina a partir da segunda metade do século vinte até a atualidade. Uma conversa sobre artistas que sob diferentes formas interagiram com o espaço urbano, e as relevantes mudanças arquitetônicas e estruturais na cidade que causaram transformações impactantes no cotidiano, nos comportamentos e nas subjetividades são perpassadas através das décadas pela narrativa de “espectadores-atores” que conhecem as entrelinhas da história da cidade.
Convidados confirmados: Representante da Fundação Hassis.
Convidados ainda sem confirmação: Fernando Boppré (Museu Victor Meirelles), Profa. Dra. Maria Bernardete Ramos Flores (LabHarte – UFSC) e Marcelo Martins da Rosa – Secretário do Desenvolvimento Urbano da Prefeitura.

06/11 – O espaço público: interações, (contra) representações e performatividades
A cidade contemporânea é abordada aqui a partir de uma visão das performances que são exercidas e exercitadas no cotidiano, tendo em vista as capacidades e os usos do espaço urbano. Atualmente, em um contexto de controle e tecnologia do poder existem relações que não devem ser vistas apenas como fruto da estrutura da cidade, acarretando em desdobramentos quanto à análise de seus modos performáticos do cotidiano no espaço urbano.
Além de um espaço de moradia, deslocamento e trabalho, a cidade, por conta da possibilidade de vivência e interação cotidiana, pode ser encarada como um espaço voltado a representações, assim como contra-representações, frisando a importância das relações e mediação nos processos de socialização.
Convidados confirmados: Prof. Dr. Antonio Prieto (Universidad de Veracruzana), Profª Drª Yara Guasque (UDESC) e Fernando Scheibe (Erotólogo).
Convidados ainda sem confirmação: Liliane Janine Nizzola – Superintendente do IPHAN/SC.

09/11 – O poder da mídia: a lógica do melodrama e a produção da subjetividade
Carregadas de certa dose de obscurantismo nas formas administrativas e associações políticas, a monopolização das redes de televisão, dos grandes jornais e revistas apresentam claros sinais de obsolescência no formato como são concebidos. Novas pautas estão sendo discutidas que apontam para reformulações desse modelo, tais como o Marco Civil da internet, a democratização da mídia, o direito de resposta, etc.
As transformações na área da política, economia, ética, novas tecnologias, indicam novas formas de construir conhecimento em rede, desenvolvendo dinâmicas da chamada cultura digital, tendo como seu maior estandarte a internet que por enquanto garante ao “espectador-ator” um relativo protagonismo na construção da informação atuando na emergência de novas formas de relação nos processos de construção de discursos.
Convidados confirmados: Thiago Skárnio (Ganesha Digital), Profa. Dra. Ida Mara Freire (PPGE/UFSC) e Profa. Dra. Bianca Scliar (UDESC).
Convidados ainda sem confirmação: Wladimir Antônio da Costa Garcia (PPGE/UFSC), Rodolfo Joaquim Pinto da Luz Secretario Municipal de Educação.