Categorias

Pesquisas - Projetos

Corpo e Cidade

Debate público – Corpo e Cidade: coreografias e políticas no chão do urbano – no dia 27 de abril às 19h30 na esquina das ruas Conselheiro Mafra e Arcipreste Paiva no Centro de Florianópolis.

DEBATE PÚBLICO NO ESPAÇO PÚBLICO

SEDE-CIDADE-SEDE

Corpo e Cidade: coreografias e políticas no chão do urbano

cartaz_2o._debate Ok

A relação entre os corpos, móveis e/ou imóveis, criam uma coreografia articulada por políticas invisíveis que tangem o corpo da cidade no dia a dia. De acordo com o teórico André Lepecki, “coreografia” pode ser usada simultaneamente como prática política e como enquadramento teórico que mapeia performances de mobilidade e mobilização em cenários urbanos.

O espaço público sempre dispõe de uma tentativa de coreografia normatizadora, mas é possível relacionar corpos móveis e/ou imóveis em determinados espaços e/ou circunstâncias, que acabam por modificar os usos inicialmente previstos para o lugar.

As coreografias atuam como sistemas de presença e vetores de forças que determinam, orientam movimentos e danças que se atrevem, mesmo que provisoriamente e por via de seus movimentos inusitados, a mudar os lugares onde elas se dão, garantindo a transgressão ou reprodução e a permanência de modos predeterminados de circulação individual e coletiva.

O debate, Corpo e Cidade: coreografias e políticas no chão do urbano, uma das atividades do projeto Insistência: atividades de fomento local e manutenção do ERRO Grupo (contemplado pelo Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2014), será mediado por integrantes do ERRO Grupo e contará com a participação dos debatedores convidados: a Profa. Dra. Sandra Meyer, dançarina, coreógrafa, e professora do Curso de Artes Cênicas e do curso PPGT da UDESC, e o Major Julival Queiroz de Santana, Oficial da Policia Militar/Major PM-SC/BP Choque, Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista Latu Sensu em Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina.

Com o objetivo de ter um espaço permanente e aberto na cidade para a formação e fertilização de idéias e ações culturais, o ERRO realiza o projeto Insistência: atividades de fomento local e manutenção do ERRO Grupo, contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2014, criando até junho no Centro da cidade, uma intensa programação cultural, que vai desde debates, oficinas e apresentações, estabelecendo o que o ERRO denomina de cidade-sede nesta região do Centro.

Durante o projeto o ERRO Grupo realizará ações de caráter teórico e prático como os debates públicos com profissionais de áreas distintas que se relacionam com as implicações, provocações e propostas estéticas da utilização do espaço urbano, apresentações das obras mais recentes de seu repertório e oficinas abertas à comunidade com o foco na pesquisa do grupo que desde 2001 se realiza na rua. Todas as atividades serão gratuitas e ocorrerão no espaço público.

Dia 27 de abril às 19h30.
Esquina das ruas Conselheiro Mafra e Arcipreste Paiva no Centro de Florianópolis.