Categorias

Notícias - Projetos

SEDE CIDADE-SEDE

Declaração Pública de Ocupação de Sede Cidade-Sede
Vimos por meio desta, no 289º aniversário da cidade, declarar que o ERRO Grupo tornou, desde o dia 13 de março de 2015, seu 14º aniversário…

Florianópolis, 23 de março de 2015.

Declaração Pública de Ocupação de Sede Cidade-Sede

Vimos por meio desta, no 289º aniversário da cidade, declarar que o ERRO Grupo tornou, desde o dia 13 de março de 2015, seu 14º aniversário, o quarteirão das ruas Conselheiro Mafra, Arcipreste Paiva e parte do Largo da Alfândega (próximo ao Miramar) em sua sede temporária ao longo do primeiro semestre de 2015.

A utilização dos referidos espaços públicos pelo ERRO, além de ser um presente do ERRO à antiga Ilha do Desterro, se dará de modo a não danificar os locais, pelo contrário, o ERRO propõe realizar suas atividades de modo a apenas deixar resquícios artísticos nos espaços, sem prejudicar a sua integridade, construindo um museu efêmero a céu aberto, patrimônio imaterial do município.

A ocupação do grupo nesses espaços durante esse período opõe-se a uma apropriação do bem público, desde que o ERRO criará nas ruas uma zona autônoma temporária, pois se retirará destes locais assim que o período destacado neste documento acabar. É importante ressaltar que a ocupação do ERRO nestes espaços apenas viabiliza as atividades culturais do grupo para que a população usufrua de bens artísticos gratuitamente e constantemente em uma região do centro da cidade. Ou seja, esta ocupação não se assemelha em nenhum aspecto às sucessivas apropriações dos espaços públicos que a cidade vem sofrendo que visam somente o interesse privado e o lucro.

O ERRO Grupo realizará, ao longo deste período, atividades de caráter teórico e prático referentes ao projeto Insistência: atividades de fomento local e manutenção do ERRO Grupo (contemplado pelo Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2014), como 06 debates públicos com profissionais de áreas distintas que se relacionam com as implicações, provocações e propostas estéticas da utilização do espaço urbano, 10 apresentações das obras mais recentes de seu repertório e 02 oficinas abertas à comunidade com o foco na pesquisa do grupo que desde 2001 se realiza na rua. Todas as atividades serão gratuitas e ocorrerão no espaço público.

Por fim, convidamos a vossa senhoria a participar de nossas atividades de modo que o próprio poder público fique mais próximo do convívio social urbano.

Atenciosamente e com carinho,
ERRO Grupo

Manifesto_protocolado_PREFEITO

Manifesto_protocolado_FLORAM  Manifesto_protocolado_IPUF  Manifesto_protocolado_SECRETARIO_CULTURA Manifesto_protocolado_SMDUManifesto_protocolado_FRANKLIN_CASCAES