Categorias

Apresentações - Notícias

Repertório ERRO

ERRO retorna à estrada entre os dias 2 e 15/12 circulando pelo projeto Repertórios do Sesc-SC, em Joinville, Jaraguá do Sul e Itajaí com Adelaide Fontana, Escaparate e Geografia Inutil…

ERRO Grupo circula por 3 cidades de SC pelo Projeto Repertórios do Sesc

Após realizar uma turnê internacional por três países da Europa nesse ano, o ERRO Grupo retorna à estrada entre os dias 2 e 15 de dezembro, circulando pelo projeto Repertórios do Sesc-SC, em Joinville, Jaraguá do Sul e Itajaí. Nesta edição do projeto, o ERRO ministra uma oficina sobre sua pesquisa em intervenção urbana e apresenta três peças de seu repertório: uma do início do grupo, Adelaide Fontana, outra da metade, Escaparate, e a mais recente, Geografia Inutil… . Todas as atividades são gratuitas e têm o objetivo de promover a circulação, o intercâmbio e o fomento às artes cênicas no estado. No dia 03 de dezembro, o ERRO inicia suas atividades em Joinville com o show de Geografia Inutil… na Praça da Bandeira às 18h (veja logo abaixo o cronograma completo, assim como informações sobre as peças).

ESCAPARATE - Foto 2 Leco de Souza - Curitiba - Festival Nacional - 2009Retrospectiva 2014 do ERRO Grupo

Normalmente, os anos de “data cheia” de um grupo de teatro costumam ser tão cheios quanto à data em comemoração. Os cinco anos, uma década, quinze anos, vinte, e de cinco em cinco anos os grupos completam um ciclo e fazem comemorações específicas por sobreviverem em um campo tão hostil quanto ao teatro. O ano de 2014, do ERRO, foi tão cheio que pareceu um ano de comemoração de “data cheia”. Mas o grupo nesse ano fez 13 anos, o que nesse jargão do marketing não se configura como “data cheia”, pelo contrário, para os supersticiosos seria um ano de azar.

Não foi o que aconteceu com o ERRO em 2014. Esse ano foi para o grupo um dos mais profícuos de sua história. Já no início, em março, o ERRO abriu a sua segunda exposição de artes visuais, ERRO EX POSTO, com obras marcantes para o atual cenário artístico local e nacional, como, por exemplo, o 4º Leilão Bloomsburied, Churrascão VI e BUSTOX. Durante a exposição o grupo lançou duas publicações seminais de seu trabalho e pesquisa nas ruas, os livros: Poética do ERRO: Registros e Poética do ERRO: Dramaturgias.

Além da exposição e as publicações, ainda no primeiro semestre, o ERRO estreou Geografia Inutil…, lançando-se na cena musical e realizando uma turnê pela Europa, a EURRO TOUR, apresentando-se em Paris, Barcelona, Bucareste, Sibiu, Timisoara e Sfantu Gheorghe (onde ganhou o Premiul pentru Muzicã de Scena – prêmio pela música de cena – no Festivalul International de Teatru Atelier), além de temporada em Florianópolis. Em Paris e Bucareste, o ERRO também ministrou a oficina Ação Invisível e em ambas as cidades, além de Sibiu, participou de palestras sobre suas pesquisas. Ainda por territórios internacionais, o grupo exibiu o vídeo de sua performance PEDRA, realizada em 2013 em Nova Iorque, em Montreal, Canadá, no 9º Encuentro Manifest! do Hemispheric Institute of Performance and Politics e, além disso, o diretor Pedro Bennaton foi coorganizador de um grupo de trabalho no HEMI GSI – Convergence 2014 – Bodies-In-Transit: Articulating the Americas (and Beyond) em Nova Iorque.

O ERRO ainda realizou uma residência no Rio de Janeiro no Museu de Arte do Rio – MAR – com o Grupo EmpreZa (GO) durante a exposição Eu como você. Nesta ocasião, o grupo desenvolveu com o coletivo goiano algumas ações no museu e no espaço urbano, como o Churrascão VII na rua em frente ao MAR e I Need Money em Copacabana. Entre outras atividades, o ERRO também realizou, com o coletivo Território B (SP), uma oficina sobre dramaturgia e intervenção urbana, que continuará com outra ida do grupo a São Paulo no ano que vem; apresentações em Chapecó participando de um evento sobre os 50 anos da Ditadura Militar no Brasil, assim como Pedro Bennaton participou do projeto Dramaturgias do SESC em Joinville sobre o mesmo assunto.

Encerrando o ano, o grupo participou do Rumos Legado Teatro do Itaú Cultural em São Paulo e foi contemplado com o Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz – 2014 que subsidiará uma série de atividades do ERRO em Florianópolis, como apresentações de repertório, debates e oficinas do grupo, tudo gratuitamente e em pleno espaço urbano. Com o prêmio da FUNARTE e as apresentações no projeto Repertórios do Sesc em Joinville, Jaraguá do Sul e Itajaí, o ERRO encontra uma ótima maneira de comemorar o final desse ano importante: apresentando e planejando os passos do ano que vem com os pés no asfalto.

Geografia Inutil - Paris 2014 - foto Henrique Saidel

Sobre Geografia Inutil…, Escaparate, Adelaide Fontana

O show Geografia Inutil… não é uma peça teatral, é uma apresentação que engloba música e atores que utilizam textos em sete línguas diferentes: latim, francês, italiano, espanhol, português, romeno e inglês. Criado pelo ERRO em parceria com o dramaturgo romeno Peca Stefan – que esteve em Florianópolis em fevereiro e março deste ano para realizar junto ao grupo uma parte do processo de construção e ministrar um workshop para escritores – o concerto Geografia Inutil… busca refletir sobre a imagem de estereótipos culturais e o que existe por trás da chamada “identidade cultural” de cada país, abordando questões como globalização, geografia e política para reler alguns estereótipos que permeiam o imaginário comum de alguns países pesquisados durante o processo de criação do show. Geografia Inutil… e os shows de lançamento de seu LP fazem parte do projeto Brasil-Romênia: Bucareste-Florianópolis, vencedor do Edital Elisabete Anderle 2013.

Já Escaparate (2008) propõe um jogo em um percurso pela arquitetura urbana como um ponto de encontro entre o público e o privado, retratando a condição de um casal vivendo em uma sociedade espetacular. A obra busca questionar o espaço comercial da vitrine, e também o espaço virtual, como pontos de encontro entre o interno e o externo, espaços estes que, atuam no imaginário social na construção de novas formas de viver, sentir, novas formas de sonhar, todas ligadas ao sistema de consumo.

Também utilizando a vitrine como espaço de ação, Adelaide Fontana (2001) tem como característica principal, a re-utilização do espaço urbano, transformando esse espaço fechado em um espaço aberto ao público, que assiste e ouve da rua. A radialista Adelaide Fontana é demitida após 25 anos de trabalho e resolve, em seu último programa, corrigir tudo o que disse aos seus ouvintes. A ação acontece dentro de uma vitrine, fechada a princípio, mas aberta para um mundo imenso: a rua.

Cronograma de apresentações e oficinas em Joinville, Jaraguá do Sul e Itajaí

Joinville:
03/12 (Quarta), às 18h, na Praça da Bandeira: Geografia Inutil…
04/12 (Quinta), às 19h30, Rua do Príncipe (entre Ruas Jacob Richlin e Padre Carlos): Escaparate
05/12 (Sexta), das 18h30 às 22h30, no Sesc Joinville: Oficina Observação da Rua: a prática da performance como pesquisa

Jaraguá do Sul:
07/12 (Domingo), às 17h, na Praça Ângelo Piazera: Geografia Inutil…
08/12 (Segunda), às 20h, na Rua Quintino Bocaiúva (altura do no. 42): Escaparate
09/12 (Terça), às 20h, na Rua Quintino Bocaiúva (altura do no. 42): Adelaide Fontana
10/12 (Quarta), das 14h às 18h, no Teatro Sesc Jaraguá do Sul: Oficina Observação da Rua: a prática da performance como pesquisa

Itajaí:
12/12 (Sexta), às 20h, Rua Hercílio Luz (Casa da Cultura Dide Brandão): Escaparate
13/12 (Sábado), 17h, Rua Hercílio Luz (Casa da Cultura Dide Brandão): Adelaide Fontana
14/12 (Domingo), às 17h, Praça Beira Rio: Geografia Inutil…

ADELAIDE FONTANA - Curitiba - Festival Nacional 2003

Fichas técnicas de Geografia Inutil…, Escaparate, Adelaide Fontana

Geografia Inutil…
Atuação: Luana Raiter, Luiz Henrique Cudo, Pedro Bennaton, Sarah Ferreira.
Direção de arte: Luana Raiter.
Sonoplastia: João Garcia e Rodrigo Ramos.
Técnico de som e músico convidado: Rodrigo Ramos.
Tradução: Luana Raiter, Pedro Bennaton e Peca Stefan.
Texto: Peca Stefan.
Dramaturgia: Luana Raiter, Pedro Bennaton and Peca Stefan.
Concepção e direção: Pedro Bennaton.

Escaparate
Atuação: Luana Raiter e Luiz Henrique Cudo.
Performers: Sarah Ferreira, Ligia Marina, Rodrigo Ramos e Dilmo Nunes.
Direção de arte: Luana Raiter
Sonoplastia: Rodrigo Oliveira.
Técnico de som e audiovisual: Rodrigo Ramos.
Dramaturgia: Luana Raiter e Pedro Bennaton.
Direção: Pedro Bennaton.

Adelaide Fontana
Atuação: Luana Raiter.
Autor: Christiano Scheiner (inspirado em: “A Rainha do Rádio” de José Saffioti Filho).
Figurino: Paulo Vegno e Gláucia Grígolo.
Cenotécnica: Luiz Henrique Cudo.
Técnico de som: Rodrigo Ramos.
Direção: Pedro Bennaton e Márcia Nunes.

Mais informações e contatos

As inscrições para as oficinas são gratuitas e devem ser feitas pessoalmente, nas centrais de atendimento do Sesc Joinville e Sesc Jaraguá do Sul. Também é possível inscrever-se na Central de Atendimento do Sesc de outras cidades do estado, www.sesc-sc.com.br, https://pt-br.facebook.com/SescSC.