Categorias

Notícias - Pesquisas

Poética do ERRO

ATENÇÃO!
Disponibilizamos no espaço virtual os livros, Poética do ERRO: dramaturgias e Poética do ERRO: registros, publicados em março de 2014.

CAPA SITEPoética do ERRO: dramaturgias e Poética do ERRO: registros

Neste ano, no mês em que o ERRO Grupo completou 13 anos de atuação e pesquisa em teatro de rua e intervenção urbana, o coletivo publicou dois livros: Poética do ERRO: registros e Poética do ERRO: dramaturgias. Ambas as publicações, no total de 1000 exemplares, foram possíveis através do Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2012 e foram distribuídas gratuitamente pelo grupo desde seu lançamento no dia 26 de março de 2014). Esta publicação online visa difundir os livros além de suas cópias físicas para, paradoxalmente, tentarmos obter um diálogo mais próximo com os eventuais leitores mesmo que este seja em um espaço virtual.

cartaz lancamento OKO livro Poética do ERRO: dramaturgias reúne nove textos teatrais criados pelos dramaturgos do grupo, Pedro Bennaton e Luana Raiter: Carga Viva (2002), BUZKASHI (2004), Desvio (2005), Enfim um Líder (2007), Escaparate (2008), AUTODRAMA (2010), Formas de Brincar (2010), Pornosuspense (2011) e HASARD (2012). Com apresentação do jornalista, crítico e pesquisador teatral Valmir Santos, a obra não se estrutura em capítulos, mas se divide cronologicamente em cada texto, que deve ser lido independentemente dos outros. São dramaturgias oriundas de processos de criação que duraram de um a três anos, desde a concepção, ensaios, até a chegada da estreia e ainda lapidações ao longo das apresentações.

 


O livro Poética do ERRO: registros compila, em 462 páginas, registros processuais e aprofundamentos teóricos sobre o trabalho que o ERRO desenvolve desde 2001 no espaço urbano. Traz ainda uma seleção criteriosa de fotos dos trabalhos do ERRO de um arquivo iconográfico de mais de 15 mil imagens. A seleção abrange imagens de quase todos os trabalhos realizados pelo ERRO, e também de suas pesquisas de espaços, ensaios e de outros materiais processuais. Será possível encontrar as sinopses e fichas técnicas dos trabalhos realizados em 12 anos, assim como textos processuais de pesquisa para os trabalhos elaborados pelo grupo. O livro reúne também textos de integrantes do ERRO sobre suas próprias pesquisas e artigos de seis autores que pesquisaram o trabalho desenvolvido pelo ERRO, entre eles a renomada pesquisadora Diana Taylor, do Hemispheric Institute of Performance and Politics da New York University (NYU):

1. Diana Taylor (NYU) com ERRO: Aftershocks
2. André Carreira (UDESC) com O teatro de invasão do espaço urbano e a ideia de eficácia
3. Stephan Baumgartel (UDESC) com A Produção de Para-Realidades – em busca de um ERRO talvez redentor
4. Margarida Gandara Rauen (UNICENTRO) com ERRO Grupo: para além da apresentação/representação
5. Fabio Salvatti (UFSC) com Formas erradas de jogar: entre o jogo e a subversão
6. Victor da Rosa (UFSC) com ERRO de fabricação: breve guia para uma história do grupo
7. Luana Raiter (ERRO Grupo) com O ex-actor
8. Pedro Bennaton (ERRO Grupo) com Poética (ou mais do mesmo): descobertas, insistências e possibilidades na operação de estratégias de ação urbana