Categorias

Notícias - Projetos

4º Bloomsburied

Lançamento de catálogo e leilão de arte 4º Bloomsburied encerram ERRO EX POSTO no Memorial Meyer Filho, Centro de Florianópolis, no dia 22/04 às 19h. Veja aqui também alguns registros da exposição.

 leve cartaz final 4o. blooms

Registros fotográficos da exposição ERRO EX POSTO

A exposição ERRO EX POSTO, realizada no Memorial Meyer Filho e nas ruas de Florianópolis, chega ao fim com o lançamento de um catálogo sobre as obras e com a realização de um leilão de artes na próxima terça-feira (22). Na ocasião, também serão leiloadas intervenções artísticas no 4º Bloomsburied. Tanto a exposição quanto a publicação foram realizadas com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura 2013, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

LEILÃO
O 4º Bloomsburied é um evento no qual o ERRO Grupo vai leiloar as obras expostas – e outras performances – a partir das 19h, no hall da galeria Meyer Filho, prédio do Arquivo Municipal, em Florianópolis. O pregão está na sua quarta edição e pretende debater a questão da arte como produto mercadológico. Algumas obras terão lances iniciais de R$ 20. A única peça que não entra no “quem dá mais” é o BustoX, instalado na Praça XV de Novembro e doado pelo ERRO Grupo à prefeitura de Florianópolis.

O termo Bloomsburied remete ao nome da maior empresa de leilões de arte do mundo, a Bloomsbury. O nome é ainda uma referência ao personagem Leopold Bloom do livro Ulysses, de James Joyce, somado à palavra buried – que em inglês significa “sepultado”.

CATÁLOGO
Durante a finissage, também será lançado um catálogo com fotos e textos de todas as 12 obras de ERRO EX POSTO, além de intervenções artísticas e textos realizados pelo grupo durante o período da exposição. Com 46 páginas e tiragem de 300 exemplares, a publicação será distribuída gratuitamente.

Além de Bustox, 4º Bloomsburied e Churrascão VI (realizado no vernissage) entre as obras que compõem ERRO EX POSTO, um carro de som circula por todas as sextas-feiras, desde o início da exposição no dia 13 de março, pelas principais ruas do Centro da Capital. A intervenção urbana, nomeada de ECO, veicula uma gravação em áudio de 30 minutos com fragmentos da peça Buzkashi, encenada pelo grupo desde 2004. O texto trata de crise econômica e guerra e, segundo os integrantes do coletivo, o tema está mais atual do que nunca. Outra ação, intitulada Teatro Invisível, convidou quatro moradores e ex-moradores de rua a vestir os figurinos da peça Carga Viva, encenada pelo ERRO Grupo desde 2002. São macacões azuis, típicos de operários. Os moradores de rua usam o macacão a hora que quiserem, tendo como único compromisso ser fotografados pelos integrantes do ERRO uma vez ao dia no espaço expositivo e nos arredores do prédio da exposição até o fim da exposição. No dia 1º de abril, o Cofre Público foi colocado na esquina da Trajano com a Rua Felipe Schmidt e 12 coturnos militares foram pendurados em fios de eletricidade em três locais diferentes no Centro da cidade na obra Pendurando as Chuteiras.

SERVIÇO:
O QUÊ: Lançamento do catálogo das obras da exposição ERRO EX POSTO e 4º Bloomsburied – leilão de encerramento da exposição
QUANDO: 22 de abril de 2014, terça-feira às 19 horas
ONDE: Memorial Meyer Filho, Praça XV de Novembro, nº 180, esquina com Rua Tiradentes, Centro de Florianópolis
QUANTO: Gratuito

ERRO EX POSTO – Ficha Técnica:
Artistas – ERRO Grupo: Pedro Bennaton, Luana Raiter, Sarah Ferreira e Luiz Henrique Cudo.
Curadoria e produção – Kamilla Nunes e ERRO Grupo
Consultoria, assessoria e participação na confecção das obras – Fabrício de Paula Oliveira, Martim Amaral, Ian Pfeifer Raiter, Julia Amaral, Ana Paula Cardozo, Michel Marques, Priscila Zaccaron, Alai Garcia Diniz, Dilmo Nunes, Wellington Bauer, João Spinelli e Gustavo Tirelli.
Assessoria de imprensa – Juliana Bassetti.
Web-site – ARS Arquitetura de Interfaces.
Registros (fotos e vídeos) – PI produções e Rodrigo Ramos.
Criação do material gráfico – Balaclava Studio.
Monitoria – Julia Oliveira.
Concepção e projeto – Luana Raiter, Pedro Bennaton e Luiz Henrique Cudo
Criação e montagem – ERRO Grupo

 

CONVITE_CAPA_FINAL