Obra

Exposição de 12 anos dos trabalhos do ERRO Grupo e Churrascão VI celebram aniversário de 13 anos do ERRO a partir do dia 13-03-14 na esquina da Rua Tiradentes com a Rua dos Ilhéus no Centro de Florianópolis

ERRO EX POSTO

Desde que iniciou sua pesquisa, em 2001, o ERRO Grupo mantém uma intensa atividade artística unida à preocupação em registrar com fotos, vídeos e textos todas as etapas de criação e execução de seus trabalhos. Depois de mais de uma década de atuação, mais de 20 obras, algumas apresentadas no Brasil e no exterior, o grupo vai compartilhar com o público parte desse material compilado na exposição ERRO EX POSTO – Exposição de 12 anos dos trabalhos do ERRO Grupo. A abertura está marcada para o dia 13 de março, aniversário de 13 anos do grupo, no Memorial Meyer Filho, em Florianópolis. A exposição fica aberta ao público até o dia 18 de abril, com visitação de segunda à sexta-feira, das 13h às 19h.

Sob a curadoria da artista plástica e diretora do Instituto Meyer Filho, Kamilla Nunes, a exposição reunirá materiais utilizados em peças de teatro e intervenções, como figurinos e objetos de cena, além de uma instalação sonora com a trilha utilizada na obra Buzkashi (2004). Porém, de acordo com Kamilla, os elementos expostos não vão apenas retratar os 12 anos de história do grupo teatral. O material apresentado passará por um processo de resignificação dentro e fora do espaço da galeria, propondo novas reflexões. Destaque para a instalação Ossos do Ofício que opera a partir de um osso da bacia de uma vaca que é utilizado na obra Formas de Brincar (2010). Na época dos ensaios de Formas de Brincar, o grupo pesquisou diferentes métodos para limpeza total do osso, para que permanecesse como um objeto de cena. Na exposição, um desses métodos será mostrado em todo seu processo. O espaço interno do Memorial Meyer Filho trará ao público as entranhas do grupo no que o mesmo percebe como o mais cruel e avassalador: o que está por trás da arte, nas reuniões internas, nas relações com os meios de produção e da sobrevivência de um coletivo artístico.

ERRO EX POSTO foi um dos vencedores do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2013 da Fundação Catarinense de Cultura. De acordo com a atriz Luana Raiter, proponente do projeto, “o projeto tem como objetivo repensar os 12 anos de grupo a fim de reinventar essa história, em um processo de desapego e exposição. As obras possuem reflexões próprias, mas também são entrelaçadas umas às outras explorando a trajetória que o grupo percorreu.”

Churrascão VI

Durante a abertura de ERRO EX POSTO, e iniciando as intervenções urbanas que integram a exposição, na parte externa da galeria, o grupo comemora seu aniversário de 13 anos (celebrado no próprio dia 13 de março) com a ação Churrascão VI.

Churrascão é uma proposta de intervenção urbana criada pelo ERRO em 2003, no qual o grupo organiza um churrasco ao ar livre e oferece carne e bebidas gratuitamente aos transeuntes. De lá pra cá, foram cinco edições. O último foi realizado em março do ano passado no calçadão da Rua Jerrônimo Coelho, em Florianópolis.

Segundo o diretor do grupo, Pedro Bennaton, o objetivo da série Churrascão é “deslocar um ritual cotidiano ao patamar da arte, em uma confraternização que possui alguns papéis sociais definidos, como os convidados, os churrasqueiros, o choppeiro, as comadres, entre outros”, destaca. O cardápio do churrasco desta edição promete ser o mais farto de todos. Para participar, basta comparecer ao local. Quem quiser levar cadeiras de praia, trazer instrumentos, cantar ou até mesmo contribuir com algo para assar, será bem-vindo.

ERRO Grupo

O ERRO Grupo nasceu em 2001, da angústia de seus integrantes em experimentar a arte como intervenção no cotidiano das pessoas e sua interdisciplinaridade de conceitos e áreas de linguagem. Através da construção de situações, o grupo pesquisa a união das linguagens artísticas, o performer, a invasão do espaço público e a diluição da arte no cotidiano, interferindo nos fluxos cotidianos, na paisagem urbana e nos meios de comunicação, procurando outros modos de viver e inserir-se na cidade.

Em seu currículo, o ERRO conta com prêmios e a circulação de seu trabalho por mais de 60 cidades do Brasil e do exterior. Nos últimos anos, realizou o projeto Manutenção do Erro por meio do PETROBRAS CULTURAL e foi contemplado com os prêmios Rumos Teatro Itaú Cultural e Artes Cênicas na Rua..

Ficha Técnica:
Artistas – ERRO Grupo: Pedro Bennaton, Luana Raiter, Sarah Ferreira e Luiz Henrique Cudo.
Curadoria e produção – Kamilla Nunes e ERRO Grupo
Consultoria, assessoria e participação na confecção das obras – Fabrício de Paula Oliveira, Martim Amaral, Ian Pfeifer Raiter, Julia Amaral, Ana Paula Cardozo, Michel Marques, Priscila Zaccaron, Alai Garcia Diniz, Dilmo Nunes, Wellington Bauer, João Spinelli e Gustavo Tirelli.
Assessoria de imprensa – Juliana Bassetti.
Web-site – ARS Arquitetura de Interfaces.
Registros (fotos e vídeos) – PI produções e Rodrigo Ramos.
Criação do material gráfico – Balaclava Studio.
Monitoria – Julia Oliveira.
Concepção e projeto – Luana Raiter, Pedro Bennaton e Luiz Henrique Cudo
Criação e montagem – ERRO Grupo

SERVIÇO 1:
O QUÊ: Abertura da exposição ERRO EX POSTO – Exposição de 12 anos dos trabalhos do ERRO GRUPO (visitação de segunda a sexta das 13h às 19h).
QUANDO: de 13 de março de 2014.
HORA: 19h.
ONDE: Memorial Meyer Filho, Praça XV de Novembro, nº 180, esquina com Rua Tiradentes, Centro de Florianópolis.
QUANTO: Gratuito.

SERVIÇO 2:
O QUÊ: Churrascão VI.
QUANDO: de 13 de março de 2014.
HORA: 19h, na abertura da exposição.
ONDE: Praça XV de Novembro, esquina com Rua Tiradentes, Centro de Florianópolis.
QUANTO: Gratuito.