Categorias

Notícias - Projetos

Brasil-Romênia

O ERRO Grupo promove nos dias 10, 11 e 12/03 no CEART-UDESC uma conversa e oficina de dramaturgia com duração de dois dias com o dramaturgo romeno Peca Ştefan.

O ERRO Grupo promove no dia 10 de março às 19 horas no Centro de Artes da UDESC uma conversa sobre processos dramatúrgicos com o dramaturgo romeno Peca Ştefan.

Nos dias 11 e 12 de março, Peca realizará a oficina de dramaturgia MENTIRAS MUITO VERDADEIRAS, também no Centro de Artes, que será oferecida gratuitamente mediante seleção de inscritos.

Estas atividades integram o projeto Brasil- Romênia: Bucareste/Florianópolis do ERRO Grupo, agraciado pelo edital Elisabete Anderle 2013 e também contam com o apoio do projeto Encontro com o Dramaturgo (CEART/UDESC).

Conversa com o Dramaturgo Peca Ştefan
Dia 10/03 às 19 horas na sala de Teatro Educação no CEART/UDESC – Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis.

Oficina MENTIRAS MUITO VERDADEIRAS
Dias  11 e 12 de março das 8h30 às 12h30 no mesmo local.

Os interessados deverão enviar nome completo, telefone e um esboço de um texto dramático de sua autoria de qualquer tamanho e gênero para o e-mail erro@errogrupo.com.br até o dia 07 de março. Serão selecionados em torno de 06 participantes.

Oficina MENTIRAS MUITO VERDADEIRAS
Nas duas sessões desta oficina intensiva, serão exploradas diferentes estratégias de uso de material de pesquisa (entrevistas , vídeo, áudio e arquivo escrito , espaço físico) ao escrever uma peça de teatro. A forma como a realidade de cada processo contribui para a ficção será investigado e posto em movimento com os participantes. A pesquisa não irá apenas ser analisada enquanto fonte de inspiração, mas também como uma maneira de criar cenas ricamente detalhadas , relevantes e surpreendentes e até mesmo como uma ferramenta de superar o bloqueio de um escritor quando estiver com um prazo apertado. Peca Ştefan irá ilustrar as diferentes estratégias que ele usa em seu trabalho na Europa e em Nova York , a fim de transformar a investigação em experiência teatral envolvente, potente e imersiva. Um tema comum de pesquisa será definido durante a primeira sessão do workshop e os participantes terão que escrever um pequeno texto criado a partir de pesquisas e ferramentas estratégicas oferecidas . As cenas resultantes  se tornarão um único texto. O jogo será então discutido e as conclusões serão tiradas.

Projeto Brasil-Romênia: Bucareste-Florianópolis
O projeto Brasil-Romênia: Bucareste-Florianópolis, contemplado pelo edital Elisabete Anderle 2013, prevê um intercâmbio artístico entre o ERRO Grupo e o dramaturgo romeno Peca Ştefan, além de um intercâmbio entre o Brasil e a Romênia intermediados pelo ERRO e profissionais da cultura romena. Este intercâmbio resultará em uma obra teatral inédita que realizará estreia e temporada em ambos os países criando uma ponte entre ambas as nações que possuem o Latim como origem de suas línguas oficiais. Além das estreias e temporadas, o projeto prevê a realização de uma palestra e uma oficina sobre a pesquisa do ERRO em Bucareste e uma conversa e oficina sobre dramaturgia ministrada por Peca em Florianópolis.

Sobre Peca Ştefan (13.08.1982): estudou escrita dramática na Universidade de Nova York, foi residente do Royal Court International Residency e CEC ArtsLink Palywright in Residency no Long Wharf Theatre em New Haven. Ele foi o vencedor do primeiro concurso dramAcum na Roménia, em 2002. Sua obra tem sido amplamente apresentado na Europa e nos Estados Unidos. Suas peças ganharam vários prêmios, incluindo o Prêmio de Inovação Stuckemarkt Heidelberg (2007) por sua obra Romania 21. Ele também foi um dos 5 dramturgos Europeus selecionados na Berliner Theatertreffen Stuckemarkt 2010, com sua obra Wires and Acrobats. Em 2012, a produção de sua peça Targoviste de Jucarie (Targoviste Playground) foi apresentado no prestigiado New Plays from Europe festival sediado em Wiesbaden. Em maio de 2013 foi eleito um dos principais 35 dramaturgos da edição de aniversário de 35 anos do Berliner Theatertreffen.