Categorias

Notícias - Pesquisas - Projetos

Bloco

ERRO realiza encontros na rua entre os dias 10 e 15 de novembro. Esse processo não corre em sigilo. Processo aberto, oficina aberta, laboratório aberto, ação aberta.

Bloco: Tirocínio para ação coletiva

ERRO Grupo, de Florianópolis, realiza encontros na rua entre os dias 10 e 15 de novembro.

O ERRO Grupo propõe uma vivência para a construção de uma intervenção urbana ao ministrar a oficina gratuita e realizar a ação: Bloco: Tirocínio para ação coletiva.

Bloco: Tirocínio para ação coletiva é uma oficina aberta ao público, em Florianópolis, que resultará em uma intervenção urbana na cidade para abordar e dividir com os participantes os processos e estratégias de criação e construção das ações do ERRO Grupo no espaço urbano. Os encontros, abertos, gratuitos e possibilitados de modo independente pelo ERRO, ocorrerão do dia 10 a 15 de novembro, em um total de 20 horas (confira cronograma abaixo), nas ruas do centro da capital catarinense.

Bloco: Tirocínio para ação coletiva faz parte do processo atual do ERRO, denominado Esse processo não corre em sigilo, iniciado após a residência do grupo no mês de junho em Nova York com a realização do workshop Invisible Action Against Invisible Power no curso EMERGENYC do Hemispheric Institute of Politics and Performance da Universidade de Nova York, e da realização da performance PEDRA nas ruas da cidade americana, além da estreia no ano passado e temporadas de apresentações ao longo desse ano de sua peça mais recente, HASARD.

Esse processo não corre em sigilo é parte da pesquisa do ERRO Grupo que pretende continuar sua abordagem sobre a relação permeada pelo jogo entre o ator e o público. Cada exercício no projeto é uma tentativa de estudo de casos práticos que elaboram questões que permeiam os direcionamentos atuais na prática do ERRO.

As vagas para a oficina são ilimitadas, e destinadas a atores e não-atores, não havendo seleção das inscrições que devem ser feitas até o dia 10/11 pelo formulário disponível no final deste texto e no site do grupo, www.errogrupo.com.br, bastando enviar um email para erro@errogrupo.com.br com as informações solicitadas.

Em Bloco: Tirocínio para ação coletiva os participantes terão que atender a todos os encontros para compreenderem os procedimentos de criação e reflexão dos processos de construção dos trabalhos do ERRO para o espaço urbano. Entre os procedimentos criativos do ERRO, que serão abordados de modo prático durante os encontros, estão conceitos de performance, intervenção urbana e teatro de rua, privilegiando, além da atuação no espaço urbano, sua observação e reutilização, assim como exercícios para aquisição de confiança grupal e individual. O modelo de ator e não-ator do ERRO Grupo está relacionado à sua disponibilidade. Segundo o grupo, que realiza oficinas periódicas na cidade constantemente desde 2009, a pessoa deve ser disponível para o trabalho que sempre se realiza em plena rua, pois, tanto em atores quanto em não-atores, o ERRO percebe que um fator essencial é a disponibilidade do indivíduo em se relacionar com o espaço, os transeuntes e responder ativamente aos conflitos gerados por suas ações que interferem nos fluxos cotidianos e nas paisagens urbanas.

Inscrições
Para inscrição, envie um email para erro@errogrupo.com.br constando seu nome completo, data de nascimento (idade mínima: 18 anos) e dados para entrarmos em contato.

Cronograma

Dias 10 e 15/11 das 14h às 18h
Dias 11, 12, 13 e 14/11 das 09h às 12h

Serviço

Dias 10, 11, 12, 13, 14 e 15 de novembro de 2013

Horários: 14h às 18h – dias 10 e 15/11 e 09h às 12h – dias 11, 12, 13 e 14/11
Local: Ruas do Centro de Florianópolis