Categoria

Notícias

Cultura Fantasiada Cultura

O ERRO Grupo presta esclarecimentos sobre a ação Cultura Fantasiada Cultura da Fantasia da Cultura Fantasiada realizada no dia 23/03/12 em Florianópolis.

Florianópolis, 25 de março de 2012.

Cultura Fantasiada Cultura

Nós do ERRO, vimos através deste esclarecimento, deixar claro que não temos, em hipótese alguma, problema algum com os artistas participantes de qualquer um dos mega-eventos que acontecem neste final de semana em nossa cidade. Desde os corredores da beira-mar nesse domingo nublado, ou de quaisquer outros corredores em mega-palcos espalhados pela cidade.

Nosso problema, obviamente, é com a ausência de uma política cultural no município e no estado e a saturação desta situação há mais de duas décadas. Somos total e declaradamente contra a política de gabinete, a lógica do produtor cultural e a utilização de verbas públicas para campanhas políticas. Sabemos que, quando acabarem os contratos de trabalho e todos os artistas receberem seus pagamentos pelo trabalho árduo desse final de semana, alguns até somarão forças para termos editais públicos todos os anos, com trabalhos apresentados ao longo do ano e formarmos uma frente de batalha por mais consciência do poder público para com a arte catarinense e da cidade de Florianópolis.

Somos um grupo de artistas que não está fazendo uma crítica contundente para nos colocar contra o restante dos muitos outros artistas da cidade. Nosso foco de combate é a lógica do produtor cultural, os produtores de gabinetes, os políticos (os mandatários do governo do Estado e do município) e seu desprezo para com a cultura catarinense. Que isso seja tão claro quanto o desperdício de dinheiro público e o coronelismo que vemos em Santa Catarina e Florianópolis.

Após dois dias do aniversário da cidade, nosso questionamento obsessivo permanece – comemorar o que, se as verbas que seriam destinadas à cultura estão sendo usadas para mega-eventos, reformas em pontes, igrejas, que servem apenas às campanhas políticas?

Seguiremos em combate, decidimos que não há outra solução. Cansamos de ter esperanças em conselhos, reuniões e listas de emails em prol da cultura catarinense. Parabenizamos os colegas que ainda possuem forças para lutar em âmbito burocrático, somaremos forças a eles alimentando as esperanças em uma terceira via de batalha: as ruas.

ERRO Grupo

Clique aqui para ver o vídeo da ação: Cultura Fantasiada