Categorias

Enfim um Lider - Notícias

ENFIM UM LÍDER

Está confirmado! O Líder chegará em Biguaçu, Governador Celso Ramos e Florianópolis. O Líder chegará em Florianópolis no dia 11/11/2011!!! A recepção, com duração de três dias, será realizada a partir do dia 26 na Praça Nereu Ramos em Biguaçu!

ERRO Grupo faz mobilização para Enfim um Líder

Enfim um Líder, o grande acontecimento do ERRO Grupo, é uma recepção ao Líder que retornará a ser recepcionado nas ruas da Grande Florianópolis. As recepções ocorrem em Biguaçu, na Praça Nereu Ramos nos dias 26, 27 e 28 de outubro (com a chegada do Líder no dia 28/10), em Governador Celso Ramos, na Praça XV de novembro nos dias 2, 3 e 4 de novembro (com a chegada do Líder no dia 4/11) e no centro de Florianópolis nos dias 9, 10 e 11 de novembro (com a chegada do Líder no cabalístico e apoteótico 11/11/11) – confira o serviço completo no final do texto. O Líder sempre chegará às cidades nas sextas-feiras, no terceiro dia de recepção, às 19 horas para todos poderem celebrar e comemorar durante todo o final de semana a chegada do Líder. Todas as recepções são gratuitas e fazem parte do projeto Manutenção do ERRO, do Programa Petrobras Cultural com o patrocínio da Petrobras via Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

O ERRO Grupo considera Enfim um Líder seu trabalho mais abrangente já que desafia todos os cidadãos envolvidos em uma recepção que dura 03 (três) dias, totalizando mais de 42 horas de um acontecimento histórico político e social para a cidade envolvida. São dias de intensa recepção ao Líder, sempre das 6h às 20h, culminando com sua chegada no terceiro dia às 19 horas.

Desde 2007 o ERRO Grupo trabalha nessa recepção quando realizou a primeira tentativa frustrada de trazer o Líder ao Centro de Florianópolis. Após essa primeira saga, o grupo buscou recepcionar o Líder por mais 10 vezes em diversos locais, Biguaçu, Lagoa da Conceição, Lages, Palhoça, São José e UFSC, contudo em todas as recepções ocorreram sérios empecilhos que coibiram a espetacular chegada do anônimo, idolatrado, Líder atemporal. As razões que fizeram com que o ERRO realizasse 11 recepções fracassadas do Líder foram inúmeras: a tromba d’água na Lagoa da Conceição no dia 29/02/2008, a manifestação de evangélicos em Florianópolis no dia 21/12/2007, as pedradas no Kobrasol no dia 22/02/2008, os estudantes bêbados da UFSC no dia 18/04/2008, a polícia e a prefeitura de Palhoça que impediram o Líder de chegar à cidade no dia 08/02/2008 pensando que se tratava do criminoso Papagaio, e esquecendo-se de que o Líder é anônimo e não tem nem apelidos.

Mesmo com todos esses fracassos o ERRO Grupo continuou em contato com o Líder e persistiu na dificílima missão em trazê-lo à região da Grande Florianópolis. Agora com dez anos de experiência em ações de rua e com o patrocínio da Petrobras via Lei Rouanet do MinC, o ERRO suspende todas as suas atividades artísticas para uma única ação: esperar a chegada do Líder.

Sobre o Líder, para mais informações: fale@enfimumlider.com

Enfim um Líder ultrapassa a fronteira do teatro e da arte para se transformar em um acontecimento nos centros urbanos em torno da expectativa e a chegada de um Líder. Com Enfim um Líder, o ERRO Grupo dá continuidade à pesquisa de intervenção no cotidiano das pessoas, realizada desde 2001, ao voltar-se para uma grande ação na cidade que se dilua no espaço e tempo do ambiente urbano ao mesmo tempo em que o ocupa.

Enfim um líder se apropria dos contemporâneos meios de comunicação de massa e marketing, além das tênues fronteiras entre realidade e ficção para a recepção do anônimo e importante Líder. A intervenção urbana se desenvolve no decorrer de três dias no centro das cidades de Biguaçu, Governador Celso Ramos e Florianópolis, e como acontecimento explora a expectativa e a espera do Líder para, ao redor dessa espera, organizar toda a recepção.

O anúncio da chegada do Líder o faz existir antes mesmo de sua aparição. Fiéis, cúmplices, testemunhas, espectadores em expectativa, que esperam e imaginam a sua chegada, também ajudam a recepcionar esse ídolo atemporal e anônimo. Através de ações como lavar e decorar a rua, o grupo ampliará o alcance do Líder, levando-o para o espaço democrático da rua, e dilatando sua permanência, possibilitando assim uma maior interação com os transeuntes que já deslumbrados podem iniciar uma reflexão mais aprofundada em como responder, ou participar desse acontecimento histórico e inesquecível. Poderá esse ser o fim de nossa espera?

Além de criar uma situação de espera na rua por três dias consecutivos em cada recepção o ERRO, apropriando-se das tênues fronteiras entre realidade e ficção para criar um mito urbano, pretende criar um percurso midiático de expectativa para atingir diversas esferas da sociedade que acreditam no marketing. Para chegar ao Líder, o ERRO Grupo decidiu suspender suas atividades teatrais e artísticas, inspirando-se em freqüentes instantes de nosso cotidiano onde existe o ato de esperar, focando a ideia de um ser idealizado, questionando o latente desejo presente nos humanos em encontrar um herói, uma pessoa para qual se possa dar total poder de decisão da vida.

Nenhum líder famoso, religioso ou político, se adequou às propostas e angústias do grupo como o Líder anônimo e essencial que chegará. O Líder que vaga pelo mundo e que aceitou o convite do ERRO em não apenas chegar uma vez no centro da Ilha, mas chegar a outras duas cidades que fazem parte da região da Grande Florianópolis: Governador Celso Ramos e Biguaçu. O Líder, que atua tanto na área espiritual como na área política, satisfez as necessidades de crença e ideologia do ERRO e satisfará as necessidades de toda a população. Serão bem vindas todas as participações de todas as camadas da sociedade para juntos ajudarem o ERRO nesta jornada.

São três dias de intensa recepção ao Líder, no terceiro dia, por exemplo, ocorrerão shows de diversas manifestações folclóricas, tais como Raul Seixas e o duo Superpose. Desde ações publicitárias até o boca a boca em plena rua servirão para o grupo ampliar a chegada do Líder para toda a comunidade. Ações de decoração, limpeza e organização do espaço serão utilizadas para deixar os espaços de chegada do Líder adequados para este evento de grande importância na história de Santa Catarina. Além de tudo isso, o elenco do grupo ensaiou diversas formas de recepção ao Líder e um discurso que será realizado no instante que o Líder chegar a cada cidade deixando todo o ambiente propício para a criação de uma nova era de prosperidade em nossa região.

Itinerário do Líder

Datas: 26, 27 e 28 de outubro de 2011
Local: Praça Nereu Ramos, Biguaçu
Recepção ao Líder: das 06h às 20h de 26 a 28/10
Chegada do Líder: 28/10 às 19 horas

Datas: 02, 03 e 04 de novembro de 2011
Local: Praça XV de novembro, Governador Celso Ramos
Recepção ao Líder: das 06h às 20h de 02 a 04/11
Chegada do Líder: 04/11 às 19 horas

Datas: 09, 10 e 11 de novembro de 2011
Local: Senadinho (esquinas das ruas F. Schimdt com Trajano) Centro de Florianópolis
Recepção ao Líder: das 06h às 20h de 09 a 11/11
Chegada do Líder: 11/11 às 19 horas

Sobre o ERRO Grupo

O ERRO Grupo nasceu no ano de 2001, em Florianópolis SC – Brasil, a partir do objetivo de seus integrantes em experimentar a arte como intervenção no cotidiano das pessoas e sua interdisciplinaridade de conceitos e áreas de linguagem. O grupo, através da construção de situações, pesquisa a união das linguagens artísticas, o performer, a invasão do espaço público e a diluição da arte no cotidiano. Nessa prática situacional, o ERRO interfere nos fluxos cotidianos, nas paisagens urbanas e nos meios de comunicação.

Sobre o Projeto Manutenção do ERRO

ERRO Grupo, através do Programa Petrobras Cultural com o patrocínio da Petrobras, iniciou o projeto Manutenção do ERRO, em outubro de 2010 e o desenvolverá até novembro de 2012, nas cidades de Florianópolis e região, Porto Alegre e São Paulo. O objetivo do Petrobras Cultural é contemplar grupos de teatro dedicados à produção cênica contemporânea, com o patrocínio às ações continuadas de pesquisa, produção e difusão de seus trabalhos.

O projeto Manutenção do ERRO é dividido em duas etapas ao longo destes dois anos. A primeira delas que está acontecendo em Florianópolis e região desde o ano passado através das temporadas de apresentações que o ERRO realizou dos espetáculos do repertório do grupo: Adelaide Fontana, Buzkashi, Escaparate, Desvio e Carga Viva, assim como das oficinas Aberta ao ERRO, realizadas em 2010 e 2011, a oficina com o diretor argentino Emílio Garcia Wehbi, realizada em fevereiro deste ano, o intercâmbio artístico do ERRO com o Grupo Empreza/GO realizado no julho, e que se complementará ainda nesse ano com Enfim um Líder, totalizando 33 apresentações em um ano e mais uma oficina formativa.

A segunda etapa consiste na criação de um trabalho inédito de intervenção urbana, que contará com três temporadas em um total de 22 apresentações – quatro em São Paulo e em Porto Alegre e outras 14 em Florianópolis e região. Este novo projeto cênico dará continuidade à investigação desenvolvida pelo grupo sobre a prática do jogo na sociedade contemporânea assim como sobre a mobilidade da cena pelo espaço urbano.

Sobre o Programa Petrobras Cultural

O Projeto Manutenção do ERRO é um dos projetos selecionados pelo Programa Petrobras Cultural. O Programa é destinado à seleção pública de projetos em 19 áreas culturais, dentro das três linhas de atuação: Formação; Preservação e Memória; e Produção e Difusão. Criado em 2003, o PPC baliza as ações de patrocínio da Petrobras em torno de uma política cultural de alcance social e de afirmação da identidade brasileira. Desde sua primeira edição, as seleções públicas já destinaram R$ 250 milhões a mais de mil projetos em todos os estados do país através da Lei Rouanet.

Ficha Técnica – Enfim um Líder

Concepção e direção: Pedro Bennaton
Dramaturgia: Luana Raiter e Pedro Bennaton
Atuação: Luana Raiter, Luiz Henrique Cudo, Michel Marques, Juarez Nunes, João Spinelli, Sarah Ferreira e Thaís Penteado
Direção de arte: Luana Raiter e Júlia Amaral
Web-design: Henrique Palazzo
Criação: ERRO Grupo