Categorias

Notícias - Pesquisas

Intercâmbio com Grupo Empreza

O ERRO Grupo abre a sua sede ao público nesta terça-feira dia 19/07, às 19h para os interessados em conhecer um pouco mais sobre o performático trabalho do Grupo Empreza. O ERRO realiza intercâmbio com o grupo goiano entre 17 a 23 de julho de 2011.

ERRO Grupo recebe o Grupo Empreza/GO

O ERRO Grupo abre a sua sede ao público nesta terça-feira dia 19/07, às 19h para os interessados em conhecer um pouco mais sobre o performático trabalho do Grupo Empreza. Nesta noite, o grupo de Goiânia demonstrará ao público a sua pesquisa através da amostra de alguns de seus trabalhos. O evento é aberto e gratuito e será o primeiro a acontecer na sede do ERRO, localizada na Rua Padre Rola, 174 no Centro de Florianópolis.

 

 

O Grupo Empreza e o ERRO Grupo estarão se reunindo diariamente do dia 17 ao dia 23 em um intercâmbio, compartilhando alguns procedimentos performáticos adotados por ambos os coletivos em relação a criação de suas ações, experiências com o público e também com o espaço urbano.
As atividades fazem parte do Projeto Manutenção do ERRO, que teve início em outubro de 2010 e vai até outubro de 2012, em projeto selecionado pelo Programa Petrobras Cultural, com patrocínio exclusivo da Petrobras ao longo desse período.

*Sobre o Grupo Empreza*
Fundado em 2000, em Goiânia, o Grupo Empreza é formado por professores e alunos da Faculdade de Artes Visuais da UFG. O trabalho tem como foco a pesquisa e a prática de performances, intervenções urbanas e vídeos apresentados em dezenas de capitais e cidades brasileiras e no exterior como Nova York, Paris, Madrid e Montreal.
As obras remetem a momentos de grande lirismo, a quadros de violenta escatologia e supõem alegorias corporais políticas do sujeito em seu meio. As ações colocam-se contra a dinâmica do circuito estabelecido, em uma atitude de resistência, para apontar criticamente as distorções do circuito e para criar um espaço para uma arte não esvaziada de seu poder de intervenção crítica, de inconformismo e dúvida.

Entre suas obras estão Cavalgada em Manhattan, pelo projeto Açúcar Invertido, em 2004; no ano seguinte, pelo mesmo projeto, o Empreza participou do Ano do Brasil na França, em Metz, com as performances, O Beijo, Duplo e Sangue Bom. Outro destaque no currículo do grupo é o livro, “Grupo Empreza – Eu como você”, de 2007, com registro de trabalhos realizados pelo grupo entre 2001 e 2006. A obra é uma
autocrítica da prática artística do coletivo por se tratar de uma publicação escrita e organizada para refletir sobre sua pesquisa e analisar suas ações e procedimentos por textos e registros que exploram o processo de criação do grupo. Os integrantes
do Empreza são: Aishá Terumi, Babidu, Christiane Frauzino, Keith Richard, Mariana Marcassa, Paulo Veiga Jordão, Rafael Abdala e Thiago Lemos.

Veja mais:
http://www.grupoempreza.blogspot.com/
http://www.youtube.com/user/GrupoEmpreZa#p/u/8/SVnhAKr1h3E