Categorias

Apresentações - Notícias

Escaparate em POA

ERRO faz ESCAPARATE em Porto Alegre nos dias 05 e 06 de maio, às 18 horas, na Rua da Praia (dos Andradas) no Centro. As apresentações fazem parte do 6o. Festival Palco Giratório do SESC-RS.

Fonte: Site do 6o. Festival Palco Giratório

Chegamos à 6ª edição!

O Festival Palco Giratório em Porto Alegre, que faz parte da Rede Sesc de Difusão e Intercâmbio das Artes Cênicas, está num bom momento. Um festival que não pretende ser o melhor, mas busca ser um veículo agente e transformador de inclusão. Inclusão de plateias, de artistas, de profissionais que vivem da arte e para a arte.

O projeto Palco Giratório já é consolidado como o maior circuito de artes cênicas do país, quem sabe, da América Latina. Um compromisso firmado entre a instituição e a classe artística há 13 anos, sem interrupção, com a mesma dedicação do primeiro circuito. O festival em Porto Alegre, desmembramento desse projeto, vem estabelecendo o seu espaço como um importante evento de artes cênicas para o Estado.

O compromisso que firmamos é o mesmo: intercâmbio, diversidade e possibilidades. Possibilidades para os artistas envolvidos em discutir e apresentar seus processos e trabalhos, possibilidades de produtores, gestores e demais relacionados em acompanhar grandes, pequenas e distintas produções. E, principalmente, possibilidades do público, em ver, respirar e sentir o que está acontecendo na área, nesse imenso país.

Vale lembrar todo o seu comprometimento com diversos setores da sociedade. Além do benefício direto aos artistas que apresentam suas obras, ao público que se apropria dessas obras, aos profissionais que participam do festival, também auxilia outros setores da economia, restaurantes, hotéis, empresas de suporte para logística e produção, entre tantos. Faz-se cumprir o proposto. Movimentar.

Nesta 6ª edição chegamos com mais fôlego. Uma equipe disposta a realizar um lindo festival, uma instituição proposta a cumprir a sua missão: levar a qualidade de vida aos comerciários e sociedade, por meio das diversas atividades e espetáculos.

ESCAPARATE
Erro Grupo (SC)
Local: Rua da Praia em frente ao
Centro Cultural CEE
Erico Verissimo
Horário: 18h

Sinopse: Escaparate, inspirado nas obras de Eduardo Pavlovsky, Elizabeth Bishop, Eugene Ionesco, Jenny Holzer, Qorpo Santo e Samuel Beckett, propõe um percurso pela arquitetura urbana, como um ponto de encontro entre o público e o privado, revelando a condição de casais que vivem em uma sociedade espetacular. Escaparate busca questionar ambientes comerciais e virtuais, pontos de encontro entre o interno e o externo que atuam no imaginário social na construção de novas formas de viver, sonhar e de sentir prazer, ligadas ao sistema de consumo.

O grupo: o Erro nasceu no ano de 2001 em Florianópolis SC – Brasil, a partir do objetivo de seus integrantes de experimentar a arte como intervenção no cotidiano das pessoas e sua interdisciplinaridade de conceitos e áreas de linguagem. O grupo, através da construção de situações, pesquisa a união das linguagens artísticas, o performer, a invasão do espaço público e a diluição da arte no cotidiano. Nessa prática situacional, o Erro interfere em fluxos cotidianos, paisagens urbanas e meios de comunicação. Ao longo de sua pesquisa o Erro Grupo foi contemplado pelo Prêmio Elizabete Anderle 2009 da Fundação de Catarinense de Cultura, Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, em 2006 e 2007, para a montagem dos espetáculos Desvio (2006), Enfim Um Líder (2007) e Escaparate (2008), pelo Prêmio Interferências Urbanas 2008, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com a obra Segredo: A Arte de Manobrar 2008 e pelo Prêmio Franklin Cascaes de Cultura 2008. Além disso, destaca-se a participação do Erro Grupo no projeto Palco Giratório 2004 do SESC Nacional, no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (em 2005 e 2007), no Riocenacontemporanea 2007, no projeto EmCena Catarina 2003 do Sesc-SC, na programação da galeria La Peña em Austin, Texas, no 6º Encuentro Corpolíticas en las Américas em Buenos Aires, em 2007 e no 7º Encuentro Ciudadanias en Escena em Bogotá, em 2009, ambos encontros organizados pelo Hemispheric Institute of Politics and Performance (New York University). Atualmente o grupo foi contemplado pelo edital Petrobras Cultural que subsidiará o trabalho do grupo de abril de 2010 a abril de 2012.

Ficha técnica:
Direção: Pedro Bennaton / Dramaturgia: Luana Raiter e Pedro Bennaton / Atores: Luana Raiter e Luiz Henrique Cudo / Performers: Paula Felitto, Amanda Gartner, Michel Marques e Isaac Varzim / Sonoplastia: Rodrigo Oliveira / Produção: Luana Raiter e Julia Amaral / Classificação etária: 14 anos / Gênero: teatro de rua / Duração: 40 min / Endereço virtual: www.errogrupo.com.br