Categorias

Apresentações - Notícias

Formas de Brincar em São Paulo

Apresentação de Formas de Brincar em São Paulo pela VI Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo. Dia 27 de Abril, às 12h na passarela do metrô Vergueiro, Formas de Brincar. No dia 28 de Abril, às 10:00, na Sala Adoniran Barbosa – CCSP, Demonstração de Trabalho do ERRO Grupo.

ERRO Grupo na VI Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo em São Paulo

Nesta terça-feira, dia 26/04, em São Paulo, inicia a VI Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo e o catarinense ERRO Grupo estará representando o Brasil junto a outros 04 grupos nacionais, com o seu mais recente trabalho, Formas de Brincar.

Formas de Brincar se apresentará no dia 27/04 na passarela do metrô Vergueiro no acesso ao Centro Cultural São Paulo às 12h00min (ao meio-dia).  O ERRO realizará também, na capital paulista, uma demonstração dos seus processos criativos na Sala Adoniran Barbosa no CCSP no dia 28/04 às 10h00min.

De 26 de abril a 1º de maio, mais de 100 artistas, de onze companhias teatrais da América do Sul, América Central e Europa se apresentarão no Centro Cultural São Paulo. Cinco brasileiras (das cidades de Florianópolis, Manaus, Londrina, Ilhéus e São Paulo), uma da América Central (Guatemala), três da América do Sul (Argentina, Uruguai e Colômbia), uma da Europa (Espanha) e um grupo formado por peruanos, brasileiros  e mexicanos – o Conexão Latina. A VI Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, uma realização da Cooperativa Paulista de Teatro e do Instituto Internacional de Teatro do Brasil, terá como eixo a produção teatral associada à história política da América Latina e da Europa.

Serão sete dias de intensas atividades com espetáculos, demonstrações dos processos criativos das companhias, encontros de redes teatrais e reflexão crítica. A Mostra é formativa para os artistas e para o público. Todos os convidados permanecem durante a semana em São Paulo para a troca de experiências e os espectadores têm acesso livre a todas as atrações.

A VI Mostra também tem o patrocínio da Petrobras pelo sexto ano consecutivo, o apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Estado da Cultura através do edital Proac Festivais, do Iberescena – Fundo Ibero-Americano para as artes cênicas e do Centro Cultural da Espanha do Brasil e da Guatemala.

O ERRO Grupo que iniciou em 2010 o projeto de dois anos de atividades contínuas o Manutenção do ERRO, com o patrocínio da Petrobrás, também iniciou o ano de 2011 expandindo sua acões para outros estados. Em março esteve em Curitiba fazendo um intercâmbio teatral através do Programa Rumos Itaú Cultural, no inicio de abril esteve no 3º Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre, e após sua participação na Mostra Latino Americana de Teatro, retornará na primeira semana de maio à capital gaúcha para apresentar Escaparate no Festival Palco Giratório do SESC.

FORMAS DE BRINCAR

Como transformar o popular jogo das Cinco Marias numa narrativa dramatúrgica, onde o corpo passa a ser o elemento lúdico para contar uma história? Foi a partir deste questionamento que o ERRO Grupo concebeu Formas de Brincar que estreou em setembro de 2010 em Florianópolis e já realizou uma temporada de apresentações em três locais da cidade, Lagoa da Conceição, Rua João Pinto e Rua Felipe Schmidt.

Em Formas de Brincar, o grupo também explora o jogo na dramaturgia e traz ao público o jogo das Cinco Marias, brincadeira feminina que, aos poucos, por conta da estilização, deixou de ser popular. Formas de Brincar é a continuidade de um dos focos de pesquisa do grupo – a intersecção da arte ao cotidiano, pensada por meio dos jogos que permeiam o ambiente urbano em forma de teatro de rua, intervenção urbana e performance.

Nas apresentações, o grupo experimenta diversas reações ao jogo que propõe em plena rua. As ações das atrizes que em um primeiro momento podem causar estranhamento, logo são assimiladas pelo público que participa ativamente do espetáculo de rua e atua como agente da ação dos performers.  Como os questionamentos da obra tratam da objetificação estética e disciplinadora do corpo humano, explorando a rua como campo de um jogo específico influenciado por uma série de outros jogos populares, Formas de Brincar incita a participação direta dos outros corpos presentes que, por conseqüência, também se transformam em peças do mesmo jogo. O projeto tem concepção e dramaturgia de Luana Raiter e Pedro Bennaton (que também assina a direção), com a participação das atrizes Sarah Ferreira, Luana Raiter e Paula Felitto e dos performers Juarez Nunes e Michel Marques, a direção de arte é de Júlia Amaral e Luana Raiter e a sonoplastia de Isaac Varzim.

Ficha Técnica
Concepção e Dramaturgia: Luana Raiter e Pedro Bennaton
Direção: Pedro Bennaton
Direção de arte: Júlia Amaral e Luana Raiter
Atrizes: Luana Raiter, Paula Felitto e Sarah Ferreira
Performers: Juarez Nunes e Michel Marques
Sonoplastia: Isaac Varzim
Design Gráfico: Luana Raiter
Fotos: Júlia Amaral
Cenotécnica: Michel Marques e Amanda Gartner
Criação e Produção: ERRO Grupo

Serviço

Formas de Brincar

VI Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo
Apresentação: 27/04.
Hora: 12h00min (ao meio-dia).
Local: Na passarela do metrô Vergueiro no acesso ao Centro Cultural São Paulo.
Preço: Gratuito.
No dia 28/04 às 10h00min o ERRO Grupo fará uma Demonstração de Trabalho na Sala Adoniran Barbosa no Centro Cultural São Paulo.

Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo
De 26/4 a 1/5
A VI Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo, realização da Cooperativa Paulista de Teatro e do Instituto Internacional de Teatro no Brasil (ligado à UNESCO), terá como eixo a produção teatral associada à história política da América Latina e da Europa. Da Guatemala traz sua versão do calendário maia e seus mártires. De Manaus o escritor e diretor Márcio Souza vem com seu Teatro Experimental para narrar a história dos judeus sefaradistas. O transnacional Conexão Latina aborda o Sandero Luminoso no Peru e o Nuevodrama visita a história da Argentina e de seu teatro. A Espanha, convidada especial da VI Mostra, vem com o grupo Monimicón e as crianças perdidas na ditadura de Franco e Londrina traz o ciclo do café como centro de seu trabalho.

Antunes Filho ocupará o espaço híbrido da Mostra onde o processo de ensaios em teatro e os métodos de criação cênica são exibidos ao público. Serão sete dias de intensas atividades com espetáculos, demonstrações dos processos criativos das companhias, encontros de redes teatrais e reflexão crítica.

A Mostra é formativa para os artistas e para o público. Todos os convidados permanecem durante a semana em São Paulo para a troca de experiências e os espectadores têm acesso livre a todas as atrações. A Mostra publicará durante o encontro o Jornal Latino-Americano, a cargo do pesquisador teatral Valmir Santos, que contará com quatro críticos, dois brasileiros e dois latino-americanos, e promoverá o debate entre os participantes e uma formação mais ampla dos espectadores.

Programação

Dia 27/4 – Quarta
12h Formas de brincar
Erro Grupo / Florianópolis / Brasil
A partir de sua linguagem híbrida, oriunda do teatro e da performance, o grupo se propõe em Formas de brincar à releitura do jogo das Cinco Marias – brincadeira feminina que, aos poucos, por conta da estilização, deixou de ser popular -, para uma reflexão sobre a objetificação dos corpos e sua reificação como mero objeto estético. (12 anos, 50min)
Entrada franca – retirada de apenas dois ingressos por pessoa, somente na bilheteria (das 11h às 21h), de terça (26/4) até o dia da apresentação, se houver ingressos
Jardim Eurico Prado Lopes (rampa de acesso ao Metrô Vergueiro)

Dia 28/04 no CCSP – Sala Adoniran Barbosa
10: 00 – Demonstração de Trabalho do ERRO Grupo

Fonte: Centro Cultural São Paulo

Mais informações sobre a VI Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo

Organização da Mostra: Cooperativa Paulista de Teatro