Categoria

Pesquisas

O corpo em Cena: Invadindo Curitiba

Comunicação de Aline Cristina da Silva – Faculdade de Artes do Paraná – Curitiba/PR em 2009 durante o 3o. Encontro de Pesquisa em Artes Cênicas da FAP.

O corpo em Cena: Invadindo Curitiba.

por Aline Cristina da Silva

De início procurei referências no campo da Arquitetura e Urbanismo e acabei por vaguear em outras áreas de conhecimento, como Sociologia Urbana e Filosofia, para entender o percurso que a arquiteta Paola Berenstein Jacques praticou. Da insistência e da angústia em pesquisar a arte como intervenção no cotidiano das pessoas, procurei ler e praticar experiências no espaço público de Curitiba, afim de romper com pré-conceitos cristalizados em mim. Acreditar que o artista a partir de uma angustia é impulsionado a criar e modificar o meio permite ao outro questionar o interno e o externo, a intimidade e a exposição. O corpo, matéria prima deste trabalho, é veículo de criação artística, de denúncia da opressão do sistema. No meu trabalho reflito sobre a união das linguagens artísticas, do papel do ator, da invasão do espaço público e da diluição da arte no cotidiano. Creio que os eventos realizados abriram novas possibilidades de pesquisa sobre espaço e tempo dentro da cidade, descentralizando os acontecimentos. Elaboradas com finalidade de romper o cotidiano tanto do local quanto das colaboradoras, as Intervenções Cênicas ganharam outro significado com a apropriação cênica que as colaboradoras propuseram para este projeto. Compreendi que mexer com o olhar do público e interferir no objeto olhado (arquitetura circundante) é o que realmente almejo com os eventos. E para isso tomo como referência dois grupos artísticos: Teatro da Vertigem1 e Grupo Erro2. Ambos os grupos trabalham com espaços “alternativos” como centro históricos abandonados, construções antigas, espaços públicos e urbanos. A partir das experiências destes dois grupos de pesquisa cênica, encontrei uma base mais sólida para dar continuidade em minha pesquisa. É destes espaços alternativos que nascerá a dramaturgia para os próximos trabalhos. O conteúdo, atual, desta pesquisa científica e mais os resultados visuais (vídeo e imagem) dos eventos realizados estão publicados neste blog onde abro espaço para discussões e sugestões, esperando um retorno para prosseguir em minhas pesquisas. As reflexões a partir destes eventos e suas relações com os elementos que constituem uma cena teatral serviram de base para este artigo que finaliza o projeto O corpo em Cena: Invadindo Curitiba.

1 A Cia. paulista que teve início em 1991 com experimentações baseadas na Mecânica Clássica e aplicadas ao movimento expressivo do ator. Mais tarde o Teatro da Vertigem iniciou um estudo com o intuito de desenvolver experimentações que pretendiam dialogar com a performance e com a intervenção urbana.

2 O catarinense nasceu da insistência e angústia de seus integrantes em pesquisar a arte como intervenção no cotidiano das pessoas e sua interdisciplinaridade de conceitos e áreas de linguagem.

Baixar artigo completo de Aline Cristina da Silva.