Categoria

Apresentações

Temporada ESCAPARATE

ERRO Grupo, pelo projeto Manutenção do ERRO, inicia temporada com seis apresentações da obra Escaparate, nos dias 14, 15, 16, 17, 18 e 21 de março, às 19 horas na esquina da Rua Felipe Schmidt com a Rua Jerônimo Coelho no Centro de Florianópolis.

O espetáculo de rua é gratuito faz parte do projeto Manutenção do ERRO, desenvolvido desde outubro de 2010 e com término em outubro de 2012. O projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural e tem o patrocínio da Petrobras ao longo desse período (veja a sinopse de Escaparate e serviço logo abaixo). A temporada de Escaparate também integra a agenda de comemorações do aniversário da capital catarinense, em 23 de março, promovido pela PMF.

Escaparate, que estreou em 2008, utiliza o percurso pela arquitetura urbana e recursos multimídia para revelar como as relações amorosas são construídas em uma sociedade espetacular, cada vez mais virtual. Buscando questionar o interno e o externo, a intimidade e a exposição. O trabalho busca criar uma atmosfera ambígua, onde o casal posto em cena é movido por desejos e por fantasias de um mundo feito para ser visto.

Essa exposição ocorre das mais variadas formas, como nas cenas projetadas na fachada de um prédio que revelam o que se passa à frente da lente de uma webcam, situada em uma lanhouse a metros do local, ou ao ator que constantemente se relaciona intermediado pelo seu celular. É possível traçar uma alusão à invasão da privacidade, também explorada por Michel Foucault, aqui, no entanto, consentida e desejada por aquele que tem sua imagem explorada. Mostrar-se, tornar-se plano, tornar-se imagem, desejos culminantes da sociedade do espetáculo.

Escaparate, agraciado pelo Prêmio Myriam Muniz de Teatro da FUNARTE patrocinado pela Petrobrás, teve temporada de estréia em dezembro de 2008, e, em 2009, se apresentou em Joinville, pelo Festival Catarinense de Teatro, fez temporada em Florianópolis, e em Curitiba, pelo Festival de Teatro.

Serviço
Apresentações: 14, 15, 16, 17, 18 e 21/03.
Hora: 19 horas.
Local: Na esquina da Rua Felipe Schmidt e Rua Jerônimo Coelho.
Preço: Gratuito.

Ficha Técnica
Dramaturgia: Luana Raiter e Pedro Bennaton
Direção: Pedro Bennaton
Elenco: Luana Raiter e Luiz Henrique Cudo
Performers: Isaac Varzim, Paula Felitto, Michel Marques e Amanda Gartner
Direção de arte: Luana Raiter
Sonoplastia: Rodrigo Oliveira
Cenoténica: Michel Marques
Design Gráfico: Ana Paula Cardozo, Luana Raiter e Júlia Amaral
Assessoria de Imprensa: Ana Letícia da Rosa
Produção: ERRO Grupo
Projeto Escaparate: ERRO Grupo e Associação Cultural Alquimídia