Categoria

Notícias

13/03/2011

Convite ao momento cerimonial de celebração.

Queridas e queridos,

Uma década de ERRO. Década única de cada uma de nossas errâncias.

Neste domingo já são dez anos que fundamos o ERRO Grupo. Uma década de trabalho, incerteza, decepção, alegria, descoberta, diversão, aprendizado e fracasso.

Para celebrarmos o ERRO e seus dez anos convidamos a todos para uma cerimônia às 15h00min no Largo da Alfândega e nas ruas do centro de Florianópolis.

Quando começamos a fantasiar sobre termos um grupo híbrido de intervenções urbanas, de artes visuais e teatro, estávamos fascinados com a experiência em fazer arte em grupo, de ter essa família, esse gueto aberto aos anseios de cada um. Desde 2001, almejamos mudar nossas vidas e as dos outros, a transformar os espaços públicos e enfrentarmos as dificuldades em continuarmos errantes e errando.

Nesses 10 anos cada pessoa que ajudou o ERRO faz parte desse aniversário, seja pela harmonia em trabalharmos juntos, pelas desavenças que nos fizeram crescer, entender o que não sabíamos para mudarmos ou termos certezas em seguirmos os nossos caminhos. Gostaríamos de agradecer a todos aqueles que passaram pelo ERRO, colaborando com o grupo, participando, apoiando, assistindo, como vivenciadores, espectadores, testemunhas e cúmplices. Agradecemos aos que à sua maneira contribuíram e continuam contribuindo para as realizações do ERRO, através de espaços, divulgações e expansões de nossas ações.

Na próxima década, o ERRO entra na pré-adolescência e seus integrantes já são balzaquianos, contudo, não esquecemos as nossas origens e por isso segue o primeiro manifesto do grupo escrito em 2001 que divulgava as nossas ações e que ainda é atual:

Todos que despertaram para as suas existências conheceram o fato das mesmas serem baseadas no erro. Nossa vida não passa de uma seqüência ininterrupta de quedas conseqüentes de falhas que muitas vezes geram cicatrizes permanentes. É esse conjunto de escoriações, essa certeza de estar prestes a tombar novamente que aperfeiçoam o ser e tornam seus anseios cada vez mais sedutores. Não somos um grupo que nasceu de uma experiência bem sucedida, somos apenas embriões fecundados pela insistente seqüência de falhas ocasionadas pela natureza individual de cada um. Temos interesses e afinidades em comum que só puderam sair da imaginação após uma sucessão de tentativas frustradas que nada mais fizeram além de nos levantar novamente cada vez com mais Vontade num ciclo que parece infinito. Assumimos o erro porque as ilusões já não camuflam mais. (ERRO Grupo, 2001)

As ruas são nossas.

ERRO Grupo
13/03/2011