Categoria

Notícias

ERRO Grupo prepara cerimônia e temporada de Escaparate para celebrar uma década

ERRO Grupo celebra seu aniversário de 10 anos. A 1a. década do ERRO será comemorada no dia 13 de março (dia de sua fundação em 2001) com direito a cerimônia em plena rua, temporada de 06 apresentações de Escaparate, uma sede temporária para o grupo e a reformulação deste site oficial.

Cartaz - Divulgação - Temporada de 14 a 18, e 21 de março de 2011

Picture 1 of 24

A cerimônia de celebração será exatamente no dia do aniversário, dia 13/03, um domingo, às 15 horas, no Largo da Alfândega. Todos os transeuntes estão convidados a prestigiar o ERRO e a participar do ritual que iniciará na sede do grupo e transitará pelas ruas do centro até o Largo. No dia seguinte, iniciará a temporada com seis apresentações da obra Escaparate, nos dias 14, 15, 16, 17, 18 e 21 de março, às 19 horas na esquina da Rua Felipe Schmidt com a Rua Jerônimo Coelho no Centro de Florianópolis. O espetáculo de rua é gratuito faz parte do projeto Manutenção do ERRO, desenvolvido desde outubro de 2010 e com término em outubro de 2012. O projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural e tem o patrocínio da Petrobras ao longo desse período (veja a sinopse de Escaparate e serviço logo abaixo). A temporada de Escaparate também integra a agenda de comemorações do aniversário da capital catarinense, em 23 de março, promovido pela PMF.

Embalado pela data histórica e também pela apresentação de uma de suas mais recentes criações – Escaparate estreou em 2008 -, o ERRO também chega aos 10 anos com uma transformação espacial na sua dinâmica de trabalho nas ruas do centro. O grupo está com uma sede, na Rua Padre Rola no. 174, no Centro de Florianópolis. Agora, o grupo pode fazer aquecimentos, ensaios, reuniões, oficinas e guardar materiais em um quartel general no centro da cidade, sob o teto temporário do ERRO na Rua Padre Rola. Antes, o ERRO dependia de outros espaços, da própria rua e até da casa dos integrantes para tais atividades. Até o ano passado, uma das estratégias dos atores do ERRO era se trocarem em plena rua antes das apresentações.

Para completar as novidades no aniversário, o ERRO também reformulou seu cenário no mundo virtual. O novo site está sintonizado com as últimas tendências da web, propiciando uma navegação orgânica por todo conteúdo produzido pelo grupo nos últimos 10 anos. O novo layout e organização do conteúdo foram pensados para facilitarem a leitura e tornarem mais interativa as relações com os conteúdos, além de permitirem uma integração maior com as redes sociais e seus interlocutores.

Escaparate
Apresentado pela primeira vez em 2008, Escaparate utiliza o percurso pela arquitetura urbana e recursos multimídia para revelar como as relações amorosas são construídas em uma sociedade espetacular, cada vez mais virtual. Buscando questionar o interno e o externo, a intimidade e a exposição. O trabalho busca criar uma atmosfera ambígua, onde o casal posto em cena é movido por desejos e por fantasias de um mundo feito para ser visto.

Essa exposição ocorre das mais variadas formas, como nas cenas projetadas na fachada de um prédio que revelam o que se passa à frente da lente de uma webcam, situada em uma lanhouse a metros do local, ou ao ator que constantemente se relaciona intermediado pelo seu celular. É possível traçar uma alusão à invasão da privacidade, também explorada por Michel Foucault, aqui, no entanto, consentida e desejada por aquele que tem sua imagem explorada. Mostrar-se, tornar-se plano, tornar-se imagem, desejos culminantes da sociedade do espetáculo.

Escaparate, agraciado pelo Prêmio Myriam Muniz de Teatro da FUNARTE patrocinado pela Petrobrás, teve temporada de estréia em dezembro de 2008, e, em 2009, se apresentou em Joinville, pelo Festival Catarinense de Teatro, fez temporada em Florianópolis, e em Curitiba, pelo Festival de Teatro.

Serviço
Cerimônia de 10 anos do ERRO Grupo: 13/03, às 15 horas, no Largo da Alfândega.
Apresentações: 14, 15, 16, 17, 18 e 21/03.
Hora: 19 horas.
Local: Na esquina da Rua Felipe Schmidt e Rua Jerônimo Coelho.
Preço: Gratuito.

Ficha Técnica
Dramaturgia: Luana Raiter e Pedro Bennaton
Direção: Pedro Bennaton
Elenco: Luana Raiter e Luiz Henrique Cudo
Performers: Isaac Varzim, Paula Felitto, Michel Marques e Amanda Gartner
Direção de arte: Luana Raiter
Sonoplastia: Rodrigo Oliveira
Cenoténica: Michel Marques
Design Gráfico: Ana Paula Cardozo, Luana Raiter e Júlia Amaral
Assessoria de Imprensa: Ana Letícia da Rosa
Produção: ERRO Grupo
Projeto Escaparate: ERRO Grupo e Associação Cultural Alquimídia