Categoria

Notícias

10 anos do Erro Grupo

Ação no Centro da Capital, nova sede e reapresentação do repertório estão entre as comemorações do aniversário.

Prestes a completar dez anos de fundação, no próximo domingo, o Erro Grupo celebra o aniversário ritualisticamente. Não podia deixar de ser, a maioria das comemorações será na rua, o verdadeiro espaço de trabalho, de experimentação e de possibilidades ao longo dessa década.

O grupo que já ocupou vitrines do comércio de rua, correu no Centro da Capital, esperou três dias a chegada de um líder, expôs dramas íntimos em espaços públicos, entre outras intervenções, faz uma cerimônia no largo da Alfândega no domingo. A gente não queria fazer uma festa, mas também não queria fazer algo interno. Então inventamos uma ação”, diz a atriz Luana Raiter, 29 anos, dizendo que os detalhes são ainda segredos. Além disso, volta para mais uma temporada do espetáculo “Escaparate” a partir da próxima segunda, terá uma sede, no Centro, e reformulou também seu site.

A série de comemorações dos dez anos começou no ano passado, coincidindo com a conquista  do projeto Manutenção do Erro, do Programa Petrobras Cultural. Com isso, o grupo volta às ruas com todo o repertório de espetáculos. Até o momento já apresentou “Adelaide Fontana” e “Buzkashi”. Depois de “Escaparate”, mostrará “Carga Viva”, “Desvio” e “Enfim um Líder”. O programa ainda contempla a organização de oficinas formativas ministradas, como a já realizada com Emílio Garcia Wehbi, argentino referência no teatro de animação e em performance na América Latina.

O Erro Grupo é formado por Luana, Pedro Bennaton, Michel Marques, Júlia Amaral, Priscila Zaccaron, Juarez Nunes e Julia Amaral e conta ainda com colaboradores, como Luiz Henrique Cudo e Isaac Varzim.

O público e o privado em “Escaparate”
Apresentado pela primeira vez em 2008, “Escaparate” utiliza o percurso pela arquitetura urbana e recursos multimídia para revelar como as relações amorosas são construídas em uma sociedade espetacular, cada vez mais virtual. Buscando questionar o interno e o externo, a intimidade e a exposição. O trabalho busca criar uma atmosfera ambígua, onde o casal posto em cena é movido por desejos e por fantasias de um mundo feito para ser visto. “Ele fala sobre as relações intermediadas na contemporaneidade, da perda de noção entre o público e privado”, explica Luana.

A exposição ocorre das mais variadas formas, como nas cenas projetadas na fachada de um prédio, que revelam o que se passa à frente da lente de uma webcam, situada em uma lanhouse a metros do local, ao ator que constantemente se relaciona intermediado pelo seu celular. “Escaparate” ganhou o Prêmio Myriam Muniz de Teatro da Funarte (Fundação Nacional de Artes).

Serviço
O quê: Cerimônia de 10 anos do Erro Grupo
Quando: 13/3/2011, 15h
Onde: Largo da Alfândega
Quanto: Gratuito

O quê: Apresentação de “Escaparate”
Quando: 14, 15, 16, 17, 18 e 21/3/2011, 19h
Onde: Esquina da rua Felipe Schmidt e rua Jerônimo Coelho, Centro de Florianópolis
Quanto: Gratuito

Fonte: Notícias do Dia – NDonline – 08/03/2011 – por Dariene Pasternak