Categoria

Oficinas

Emilio Wehbi

Conversa aberta e gratuita e oficina formativa com o ERRO

O ERRO Grupo traz a Florianópolis o renomado diretor teatral argentino Emilio García Wehbi, do grupo paradigmático de teatro experimental e independente argentino Periférico de los Objetos. Wehbi vem a Florianópolis para ministrar uma oficina de formação ao grupo e realizar uma conferência sobre sua pesquisa e produção. A conversa será aberta a todos os interessados e ocorre na quarta-feira (dia 10), às 18h30min, na Fundação Franklin Cascaes, no Forte Santa Bárbara, no Centro da capital (Rua Antônio Luz, 260).

As atividades fazem parte do Projeto Manutenção do ERRO, que teve início em outubro de 2010 e vai até outubro de 2012. O projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural e tem o patrocínio exclusivo da Petrobras ao longo desse período.

Emilio Wehbi fundou, em 1989, o grupo El Periférico de Objetos e, desde então, teve uma vasta produção artística, apresentada na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia. O seu repertório conta com espetáculos, óperas, intervenções urbanas, instalações, além da publicação de livros.

O diretor argentino estará na capital até o dia 17 fertilizando a pesquisa do ERRO Grupo através de uma oficina formativa que ministrará aos integrantes e colaboradores do grupo durante sete dias a partir das teorias de Paul Virilio, Jaques Ranciere e Borys Groys para a elaboração de criações práticas que elaboram conceitos da performance, body-art, intervenção urbana, site-specific, interdisciplinaridade, e de formas teatrais convencionais em relação a outras mais periféricas para um teatro que vai adiante da fronteira com as artes visuais através da intervenção urbana e a performance.

Essa oficina faz parte do projeto de manutenção do grupo com o patrocínio da Petrobras que visa, junto ao repertório do ERRO, a preparação de um terreno criativo que o grupo utilizará para a criação de seu projeto inédito que será realizado em 2012. A oficina ministrada em Florianópolis é destaque no blog de Wehbi.

Mais informações sobre o diretor e convidado do ERRO Grupo também podem ser encontradas em seu site oficial.

SERVIÇO
O quê: Conversa com Emilio Garcia Wehbi – Diretor, artistas plástico e performer
Data: Dia 10/02
Horário: 18h30min
Local: Fundação Franklin Cascaes – Forte Santa Bárbara – Rua Antônio Luz, 260 – Centro  – Florianópolis
Quanto: Grátis

Sobre Emilio Wehbi
Emilio García Wehbi nasceu em Buenos Aires em 1964. É um artista interdisciplinar que trabalha na intersecção das linguagens cênicas. Desde 1989 – ano em que fundou o grupo El Periférico de Objetos -, até hoje se destacou nas suas atividades, como diretor teatral, régisseur, performer, ator, artista visual e docente. Seus espetáculos, óperas, instalações e intervenções urbanas têm sido apresentadas nos principais cenários, festivais e cidades de Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, México, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, Irlanda, Escócia, França, Suíça, Holanda, Bélgica, Áustria, Alemanha, Polônia, Itália, Suécia, Austrália e Japão.

Trabalha a partir de estratégias formais que incluem conceitos como o obsceno (aquele que está fora da cena), a crise, o acidente, a provocação, a instabilidade, o extraordinário (o que se afasta da ordem), a memória, a morte e a violência. Tenta que suas montagens sejam um espaço para a convergência dos distintos olhares.

Seus principais trabalhos são: El (A)parecido (2010), Aura (2010), Dr. Faustus (2010), Red Light for Dr. Faustus (2010), Chacales y Árabes (2009), El Matadero. Un Comentario (2009), Heldenplatz (2008), Dolor Exquisito (2008), Jakob von Gunten (I y II; 2008), Moby Dick, oder Der Weisse Wal (2007), El Orín Come el Hierro, el Agua Come las Piedras (2007), Woyzeck (2006); Bambiland (2005), La Balsa de la Medusa (2005), El Matadero (Serie VI, V, IV, III, II, I; 2008-2005), Lucha Libre (2005), Proyecto Filoctetes (4 edições: Viena, Buenos Aires, Berlín, Cracovia 2007-2002), Hamlet de William Shakespeare (2004), Anna O. (2004), Moby Dick (2003), Los Murmullos (2002), Sin Voces (1999) y Cuerpos Viles: Museo de la Morgue Judicial (1999); como diretor do grupo El Periférico de Objetos:  Manifiesto de Niños (2005), La Última Noche de la Humanidad (2002), Monteverdi Método Bélico (2000), Zooedipous (1998),  Máquina Hamlet (1995), Cámara Gesell (1994), El Hombre de Arena (2002), y Ubú Rey (1999).

Intercâmbio Salsichão no Boquerão/Tainha na Prainha
Pouco antes da oficina com Wehbi, o ERRO realizou encontros presenciais do projeto Salsichão no Boquerão/Tainha na Prainha, vencedor do Prêmio Rumos Itaú Teatro, entre os dias 30 de janeiro e 06 de fevereiro, em intercâmbio com a Cia. Silenciosa de Curitiba/PR.

Outras atividades do ERRO Grupo
Ao mesmo tempo em que se dedica a estas duas atividades, o ERRO deu no mês
de janeiro aos ensaios de seu repertório para a realização de suas temporadas de apresentações que ocorrerão ao longo do ano de 2011, como, Escaparate em março deste ano. O espetáculo também faz parte do Projeto Manutenção do ERRO, com o patrocínio da Petrobras, e terá uma temporada de seis apresentações em março em Florianópolis. Este mês, por sinal, será especial para o Grupo, já que no dia 13 de março, o ERRO comemora os seus 10 anos de fundação.

Além disso, apresentar o espetáculo Adelaide Fontana em Brusque no dia 08/02, às 17h, na Praça Barão de Schneeburg e iniciou neste mês as reuniões semanais de um grupo de estudos, que neste ano conta com a presença de alguns artistas locais, convidados após a Oficina Aberta ao ERRO para experimentar e pensar práticas e teorias das pesquisas e da poética do grupo.