Categoria

Projetos

Manutenção do Erro

O ERRO Grupo, através do Programa Petrobras Cultural, realiza o projeto Manutenção do ERRO, que será desenvolvido de novembro de 2010 até novembro de 2012, em Florianópolis e região, Porto Alegre e São Paulo.

O Programa Petrobras Cultural é o mais prestigiado no cenário teatral brasileiro, sendo que, pela primeira vez, um grupo de teatro Santa Catarina é agraciado com este patrocínio. O objetivo do Programa é contemplar grupos de teatro dedicados à produção cênica contemporânea, com o patrocínio às ações continuadas de pesquisa, produção e difusão de seus trabalhos. Ao todo, 2963 projetos foram inscritos na edição 2008/2009 do Programa Petrobras Cultural e apenas 170 foram agraciados com o patrocínio após um rigoroso processo de seleção.

Fundado em 2001 e com sede em Florianópolis (SC), o ERRO Grupo, por meio do teatro de rua, experimenta a arte como intervenção no cotidiano das pessoas e, através da construção de situações, tem como um dos seus focos de pesquisa a invasão do espaço público e a diluição da arte no dia a dia da sociedade.

Por conta dessa insistência na pesquisa e na exploração do espaço urbano, o ERRO Grupo conta com um vasto currículo de atividades e espetáculos, participações em eventos nacionais e internacionais além de premiações como Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua, Prêmio Myriam Muniz de Teatro Funarte/Petrobras, Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, Palco Giratório do SESC, entre outros (veja no final do texto o currículo completo).

O projeto Manutenção do ERRO é dividido em duas etapas ao longo destes dois anos. A primeira delas será em Florianópolis e região com temporadas de apresentações dos espetáculos do repertório do ERRO Grupo – Adelaide Fontana, Buzkashi, Carga Viva, Desvio, Enfim um Líder e Escaparate, totalizando 33 apresentações -, além de oficinas formativas em comunidades, ministradas pelo ERRO Grupo, e com relevantes profissionais das artes cênicas, assim como um intercâmbio com o Grupo Empreza (Goiás).

A segunda etapa consiste na criação de um trabalho inédito de intervenção urbana, que contará com três temporadas em um total de 22 apresentações – quatro em São Paulo e em Porto Alegre e outras 14 em Florianópolis e região. Este novo projeto cênico dará continuidade à investigação desenvolvida pelo grupo sobre a prática do jogo na sociedade contemporânea assim como sobre a mobilidade da cena pelo espaço urbano.

O processo de criação terá como fonte a pesquisa do ERRO sobre novos procedimentos de criação e experiências adquiridas nas oficinas e intercâmbios, além dos 10 anos de pesquisa do grupo sobre intervenções urbanas, teatro e outros segmentos das artes contemporâneas, possibilitados pelas apresentações dos espetáculos presentes no repertório do grupo.

Atividades do Projeto
1º ano – outubro de 2010 a novembro de 2011
– Adelaide Fontana – 6 apresentações gratuitas em Florianópolis e região.
– Buzkashi – 6 apresentações gratuitas em Florianópolis e região.
– Escaparate – 6 apresentações gratuitas em Florianópolis e região.
– Desvio – 6 apresentações gratuitas em Florianópolis e região.
– Carga Viva – 6 apresentações gratuitas em Florianópolis e região.
– Enfim um Líder – 3 apresentações gratuitas em Florianópolis e região.
– Oficinas gratuitas – 2 oficinas ministradas pelo ERRO Grupo em Florianópolis e região.
– Intercâmbio – 1 intercâmbio com o Grupo Empreza – GO
– Oficinas formativas – 2 oficinas ministradas por profissionais que possam contribuir para pesquisa do ERRO Grupo.

2º ano – outubro de 2011 a novembro de 2012
– Construção de um trabalho inédito.
– Temporadas de apresentações do espetáculo inédito: 08 apresentações em Florianópolis, 06 apresentações em 03 cidades na Grande Florianópolis, 04 apresentações em Porto Alegre, e 04 apresentações em São Paulo.