Categoria

Oficinas

Oficina aberta ao Erro

O ERRO Grupo, que completa 10 anos de fundação em março de 2011, ministra uma oficina gratuita, aberta ao público, em Florianópolis, para abordar e dividir com os participantes os seus processos e métodos de criação e construção das ações do grupo no espaço urbano.

Os encontros, gratuitos, possibilitados pelo patrocínio da Petrobras ao ERRO Grupo, ocorrem do dia 06 a 11 de dezembro das 14:00 ás 17:00 horas na sede da Fundação Franklin Cascaes, Forte Santa Bárbara, na Rua Antônio Luz, 260 e nas ruas do centro da capital catarinense.

A OFICINA ABERTA AO ERRO faz parte do Projeto Manutenção do ERRO, que será desenvolvido entre outubro de 2010 a outubro de 2012. O projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural e tem o patrocínio da Petrobras ao longo desse período. As vagas para a oficina são limitadas, havendo uma seleção das inscrições que devem ser feitas até 02/12 pelo formulário disponível no site do grupo – www.errogrupo.com.br (para mais informações acesse o site ou envie um email para erro@errogrupo.com.br). Os participantes da oficina ainda poderão ser convidados para participarem do grupo de estudos do ERRO Grupo e de algumas das suas ações práticas durante os anos de 2011 e 2012.

Na OFICINA ABERTA AO ERRO os participantes terão que atender a todos os encontros para compreenderem os procedimentos de criação e reflexão dos processos de construção dos trabalhos do ERRO para o espaço urbano. Os integrantes do grupo, com suas diferentes formações, realizarão um escopo das diversas pesquisas e procedimentos que compõem a estética do ERRO e que constroem seus trabalhos.

Entre os procedimentos criativos do ERRO, que serão abordados de modo prático durante a oficina, estão conceitos de performance, intervenção urbana e teatro de rua, privilegiando, além da atuação no espaço urbano, sua observação e reutilização, assim como exercícios para aquisição de confiança grupal e individual. O modelo de ator e não-ator do ERRO Grupo está relacionado à sua disponibilidade. Segundo o grupo, a pessoa deve ser disponível para o trabalho que sempre se realiza em plena rua, pois, em seu trabalho com atores e não-atores, o ERRO percebe que um fator essencial é a disponibilidade do indivíduo em se relacionar com o espaço, os transeuntes e responder ativamente aos conflitos gerados pelas ações que interferem nos fluxos cotidianos e nas paisagens urbanas. Por isso, o grupo trabalha com uma gama de referenciais em suas pesquisas e, por conseqüência, em suas práticas: Environmental Theater, exercícios inspirados nas práticas da Internacional Situacionista; site-specific e site-specificity; happenings; performance; intervenção urbana e teatro de rua.

Inscrições (Inscrições encerradas)
Para inscrição, responda as perguntas abaixo e envie para: erro@errogrupo.com.br

1. Nome e email para contato:
2. Data de nascimento:
3. Trabalha em algum grupo, alguma associação e/ou instituição (cite quais)?
4. Quais aspectos que lhe interessam na proposta do ERRO Grupo e/ou quais são suas áreas de pesquisa, curiosidade e/ou interesse?
5. Cite algumas de suas praticas cotidianas, artísticas e/ou políticas, licitas ou ilícitas, que você acredita que possam ter contribuído para o seu desenvolvimento (podem ser relacionadas aos seus hobbies, habilidades específicas, vícios, doenças, talentos e/ou atividades físicas que pratica):