Categoria

Notícias

Em Julho!

O ERRO Grupo recebe o Grupo Empreza/GO e ministra oficina aberta.

ERRO Grupo recebe o Grupo Empreza/GO e ministra oficina aberta

O ERRO Grupo abre a sua sede ao público nesta terça-feira dia 19/07, às 19h para os interessados em conhecer um pouco mais sobre o performático trabalho do Grupo Empreza. Nesta noite, o grupo de Goiânia demonstrará ao público a sua pesquisa através da amostra de alguns de seus trabalhos. O evento é aberto e gratuito e será o primeiro a acontecer na sede do ERRO, localizada na Rua Padre Rola, 174 no Centro de Florianópolis.

O Grupo Empreza e o ERRO Grupo estarão se reunindo diariamente do dia 17 ao dia 23 em um intercâmbio, compartilhando alguns procedimentos performáticos adotados por ambos os coletivos em relação a criação de suas ações, experiências com o público e também com o espaço urbano.
As atividades fazem parte do Projeto Manutenção do ERRO, que teve início em outubro de 2010 e vai até outubro de 2012, em projeto selecionado pelo Programa Petrobras Cultural, com patrocínio exclusivo da Petrobras ao longo desse período.

*Sobre o Grupo Empreza*
Fundado em 2000, em Goiânia, o Grupo Empreza é formado por professores e alunos da Faculdade de Artes Visuais da UFG. O trabalho tem como foco a pesquisa e a prática de performances, intervenções urbanas e vídeos apresentados em dezenas de capitais e cidades brasileiras e no exterior como Nova York, Paris, Madrid e Montreal.
As obras remetem a momentos de grande lirismo, a quadros de violenta escatologia e supõem alegorias corporais políticas do sujeito em seu meio. As ações colocam-se contra a dinâmica do circuito estabelecido, em uma atitude de resistência, para apontar criticamente as distorções do circuito e para criar um espaço para uma arte não esvaziada de seu poder de intervenção crítica, de inconformismo e dúvida.
Entre suas obras estão Cavalgada em Manhattan, pelo projeto Açúcar Invertido, em 2004; no ano seguinte, pelo mesmo projeto, o Empreza participou do Ano do Brasil na França, em Metz, com as performances, O Beijo, Duplo e Sangue Bom. Outro destaque no currículo do grupo é o livro, “Grupo Empreza – Eu como você”, de 2007, com registro de trabalhos realizados pelo grupo entre 2001 e 2006. A obra é uma autocrítica da prática artística do coletivo por se tratar de uma publicação escrita e organizada para refletir sobre sua pesquisa e analisar suas ações e procedimentos por textos e registros que exploram o processo de criação do grupo. Os integrantes do Empreza são: Aishá Terumi, Babidu, Christiane Frauzino, Keith Richard, Mariana Marcassa, Paulo Veiga Jordão, Rafael Abdala e Thiago Lemos.
Veja mais:
http://www.grupoempreza.blogspot.com/
http://www.youtube.com/user/GrupoEmpreZa#p/u/8/SVnhAKr1h3E

*Oficina Aberta do ERRO*
Também parte do projeto Manuntenção do ERRO, o grupo oferece uma oficina gratuita, aberta ao público, em Florianópolis, para abordar e dividir com os participantes os seus processos e métodos de criação e construção das ações do grupo no espaço urbano. Os encontros, gratuitos, possibilitados pelo patrocínio da Petrobras ao ERRO Grupo, ocorrem entre os dias 24 e 29 de julho, entre 9h e 13h, na sede da Fundação Franklin Cascaes, Forte Santa Bárbara, na Rua Antônio Luz, 260, e nas ruas do centro da capital catarinense (veja o serviço completo no final do texto).

As vagas para a oficina são limitadas, havendo uma seleção das inscrições que devem ser feitas até 02/12 pelo formulário disponível no site do grupo – www.errogrupo.com.br – ou enviando um e-mail para erro@errogrupo.com.br.

Na OFICINA ABERTA AO ERRO, essa é a terceira edição desta oficina já realizada em 2010 e em 2009, os participantes terão que comparecer a todos os encontros para compreenderem os procedimentos de criação e reflexão dos processos de construção dos trabalhos do ERRO para o espaço urbano. Os integrantes do grupo, com suas diferentes formações, realizarão um escopo das diversas pesquisas e procedimentos que compõem a estética do ERRO e que constroem seus trabalhos.

Entre os procedimentos criativos do ERRO, que serão abordados de modo prático durante a oficina, estão conceitos de performance, intervenção urbana e teatro de rua, privilegiando, além da atuação no espaço urbano, sua observação e reutilização, assim como exercícios para aquisição de confiança grupal e individual.

07/12/2010 - Fundação Franklin Cascaes - Fpolis

Image 2 of 36

Foto Júlia Amaral

*INSCRIÇÕES*
As inscrições devem ser feitas até 22/07/11 pelo formulário disponível abaixo e enviando-o em um e-mail para erro@errogrupo.com.br com as seguintes informações:

1. Nome e email para contato:
2. Data de nascimento:
3. Trabalha em algum grupo, alguma associação e/ou instituição (cite quais)?
4. Quais aspectos que lhe interessam na proposta do ERRO Grupo e/ou quais são suas áreas de pesquisa, curiosidade e/ou interesse?
5. Cite algumas de suas praticas cotidianas, artísticas e/ou políticas, lícitas ou ilícitas, que você acredita que possam ter contribuído para o seu desenvolvimento (podem ser relacionadas aos seus hobbies, habilidades específicas, vícios, doenças, talentos e/ou atividades físicas que pratica):

*Sobre o Projeto Manutenção do ERRO*
ERRO Grupo, através do Programa Petrobras Cultural (PPC), iniciou o projeto Manutenção do ERRO, em outubro de 2010 e o desenvolverá até novembro de 2012, nas cidades de Florianópolis e região, Porto Alegre e São Paulo. O objetivo do PPC é contemplar grupos de teatro dedicados à produção cênica contemporânea, com o patrocínio às ações continuadas de pesquisa, produção e difusão de seus trabalhos.

O Projeto Manutenção do ERRO é dividido em duas etapas ao longo destes dois anos. A primeira delas que está acontecendo em Florianópolis desde o ano passado através das temporadas de apresentações que o ERRO realizou dos espetáculos do repertório do grupo: Adelaide Fontana, Buzkashi, Escaparate, Desvio e da oficina Aberta ao ERRO realizada em 2010, assim como a oficina com o diretor argentino Emílio Garcia Wehbi, realizada em fevereiro deste ano, e que se complementará ainda nesse ano com as temporadas de Carga Viva e Enfim um Líder, totalizando 33 apresentações em um ano, além desta oficina formativa ministrada pelo ERRO Grupo e o intercâmbio artístico do ERRO com o Grupo Empreza nesse mês de julho.

A segunda etapa consiste na criação de um trabalho inédito de intervenção urbana, que contará com três temporadas em um total de 22 apresentações – quatro em São Paulo e em Porto Alegre e outras 14 em Florianópolis e região. Este novo projeto cênico dará continuidade à investigação desenvolvida pelo grupo sobre a prática do jogo na sociedade contemporânea assim como sobre a mobilidade da cena pelo espaço urbano.

*Sobre o ERRO Grupo*
ERRO nasceu no ano de 2001 em Florianópolis SC – Brasil, a partir do objetivo de seus integrantes de experimentar a arte como intervenção no cotidiano das pessoas e sua interdisciplinaridade de conceitos e áreas de linguagem. O grupo, através da construção de situações, pesquisa a união das linguagens artísticas, o performer, a invasão do espaço público e a diluição da arte no cotidiano. Nessa prática situacional, o ERRO interfere em fluxos cotidianos, nas paisagens urbanas e nos meios de comunicação. Atualmente, o grupo foi contemplado pelo edital PROGRAMA PETROBRAS CULTURAL que subsidiará seu trabalho entre outubro de 2010 a outubro de 2012.

*SERVIÇO – Oficina Aberta ao ERRO – ERRO Grupo*
Quando: De 24 a 29 de julho de 2011
Horário: 09h às 13h
Local: Fundação Franklin Cascaes (Forte Santa Bárbara, Rua Antônio Luz, 260) e ruas do centro de Florianópolis.
Vagas: limitadas
Preço: Gratuito
Inscrições através de preenchimento de formulário disponível aqui.