Obra

Formas de Brincar

O corpo, como sustenta Foucault, é um lugar prático e direto de controle social, em a História da Sexualidade, o filósofo salienta que por meio da organização e regulamentação do tempo, espaço e dos movimentos de nossas vidas cotidianas, nossos corpos são treinados, moldados e marcados pelo cunho das formas históricas predominantes de individualidade, desejo, masculinidade e feminilidade, tornando-se corpos dóceis cujas forças e energias estão habituadas ao controle externo.

(ENGLISH BELOW)

A temporada de Formas de Brincar, contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle 2009 (Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura da Fundação Catarinense de Cultura), ocorreu em três locais de Florianópolis entre os meses de setembro e outubro de 2010. A peça estreou no dia 21/09 (terça-feira), no calçadão da Felipe Schmidt (em frente à loja Plumas e Paetês, no. 324), se apresentou nesse mesmo local nos dias 23, 24, 28/09, 04 e 07/10 sempre ao meio-dia (12:00 h.) e circularou por outros três locais da cidade, nos dias 29/09 e 01/10 no calçadão da Rua João Pinto (na esquina com a Travessa Ratcliff) e na Lagoa da Conceição no dia 02/10 (diante do Shopping Via Lagoa) sempre ao meio-dia.

Formas de Brincar é resultado da pesquisa do ERRO acerca do jogo como impulsionador de ações cênicas que, neste trabalho, tem como foco o jogo tradicional e popular das Cinco Marias sob a ótica do sistema de objetos e a reificação do corpo como mero objeto estético. Através de sua linguagem híbrida, oriunda do teatro e da performance, o grupo se propõe, em Formas de Brincar, à apropriação de jogos populares e à reflexão a partir da relação entre corpo e o objeto pelas perspectivas de filósofos como J. Huizinga, J. Baudrillard e M. Foucault.

Ana Paula Cardozo em jogo de aparências - Ensaio geral - Fpolis - 2010

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Júlia Amaral

O corpo, como sustenta Foucault, é um lugar prático e direto de controle social, em a História da Sexualidade, o filósofo salienta que por meio da organização e regulamentação do tempo, espaço e dos movimentos de nossas vidas cotidianas, nossos corpos são treinados, moldados e marcados pelo cunho das formas históricas predominantes de individualidade, desejo, masculinidade e feminilidade, tornando-se corpos dóceis cujas forças e energias estão habituadas ao controle externo. Formas de Brincar trata da objetificação estética e disciplinadora do corpo humano, explorando a rua como campo de um jogo específico e, por conseqüência, influenciado por uma série de outros jogos populares.

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Nossos corpos possuem as imagens que expõem nossa fusão e fronteira com os objetos. Vítimas de estereótipos, imagens dominantes, modelos de um papel, ao retraírem suas individualidades, os corpos fortalecem as correntes que buscam a produção, a massificação e a sedução do consumo. Na sociedade contemporânea sucumbimos à sedução das atitudes emprestadas, em uma não-autenticidade, em fragmentos de posturas escolhidas, quase inconscientemente, dentro de uma gama de estereótipos dominantes. A representatividade do jogo das Cinco Marias unificada a uma discussão sobre o corpo feminino como objeto na sociedade em pleno espaço social, é um terreno fértil para a criação artística, política e social.

“Dóceis precisam aprender: não lute com a comida, demonstrando esforço ao cortar ou erguendo muito…”

Um dos focos de pesquisa do ERRO Grupo, desde sua formação, é a construção de situações que exploram o jogo como possibilidade de ação, em 2003, o grupo realizou a intervenção urbana, Buzkashi, em 2006, Desvio. Formas de Brincar é a continuidade de um dos focos de pesquisa do grupo – a intersecção da arte ao cotidiano, pensada através dos jogos que permeiam o ambiente urbano – em uma ação que funde artes cênicas e artes plásticas em intervenção urbana.

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Composição musical para Formas de Brincar
Isaac Varzim

Ficha Técnica
Concepção e Dramaturgia: Luana Raiter e Pedro Bennaton
Direção: Pedro Bennaton
Direção de arte: Júlia Amaral e Luana Raiter
Atrizes: Ana Paula Cardozo, Luana Raiter e Paula Felitto
Performers: Juarez Nunes e Rodrigo Sember
Sonoplastia: Isaac Varzim
Design Gráfico: Luana Raiter
Fotos: Júlia Amaral
Assessoria de imprensa: Ana Letícia da Rosa
Site: Obra Tecnologia
Serviços Contábeis: VS Contabilidade
Cenotécnica: Rodrigo Sember
Produção: Júlia Amaral, Luana Raiter e Rodrigo Sember.
Criação: ERRO Grupo

 

 

The body, as Foucault defends, is a practical and direct place of social control, in his book History of Sexuality, the philosopher stresses that through the organization and regulation of time, space and the movements of our daily lives, our bodies are trained, shaped and marked by the imprint of the predominant historical forms of individuality, desire, masculinity and femininity, becoming docile bodies whose forces and energies are accustomed to external control. 

The season of Formas de Brincar (Ways of Playing), contemplated by the Prêmio Elisabete Anderle 2009 (Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura da Fundação Catarinense de Cultura), took place in three places of Florianópolis between the months of September and October of 2010. The play premiered on the 21st / 09 on the street Felipe Schmidt.

Formas de Brincar is the result of the research of ERRO about the game as a promoter of scenic actions that, in this work, focuses on the traditional and popular game of Five Marias under the optics of the system of objects and the reification of the body as mere aesthetic object. Through its hybrid language, derived from theater and performance, the group proposes, in Formas de Brincar, the appropriation of popular games and reflection from the relation between body and object by the perspectives of philosophers such as J. Huizinga, J Baudrillard and M. Foucault.

Our bodies have the images that expose our fusion and border with objects. Victims of stereotypes, dominant images, models of a role, by retracting their individualities, bodies strengthen the currents that seek the production, the massification and the seduction of consumption. In contemporary society we succumb to the seduction of borrowed attitudes, in a non-authenticity, fragments of postures chosen, almost unconsciously, within a range of dominant stereotypes.

The representation of the Five Marias game unified to a discussion about the female body as an object in society in the legitimate social space, the streets, is a fertile ground for artistic, political and social creation. 

“Docile need to learn: do not fight with food, showing effort by cutting or lifting too much …” 

One of the research focuses of the ERRO Gruop, since its formation, is the construction of situations that exploit the game as a possibility of action, in 2003, the group carried out the urban intervention, Buzkashi, in 2006, Desvio. Formas de Brincar is the continuity of one of the group’s research focuses – the intersection of art and everyday life, thought through the games that permeate the urban environment – in an action that merges scenic arts and plastic arts into urban intervention.

Credits

Conception and Dramaturgy: Luana Raiter and Pedro Bennaton

Direction: Pedro Bennaton

Art Direction: Júlia Amaral and Luana Raiter

Actresses: Ana Paula Cardozo, Luana Raiter and Paula Felitto

Performers: Juarez Nunes and Rodrigo Sember

Sound Design: Isaac Varzim

Graphic Design: Luana Raiter

Photos: Júlia Amaral

Press Assistant: Ana Letícia da Rosa

Website: Work Technology

Escenery Technician: Rodrigo Sember

Production: Júlia Amaral, Luana Raiter and Rodrigo Sember

Creation: ERRO Grupo